Educação, Notícias

Ney Paiva confirma curso de primeiros socorros para funcionários de creches e escolas municipais

FOTO

Projeto assinado por Ney Paiva (DEM) aumenta a segurança de crianças em creches e escolas municipais

Capacitar profissionais que atuam na rede pública de ensino como forma de preservar a vida nos momentos em que o atendimento imediato se faz necessário.  Com este objetivo, o vereador Ney Paiva (DEM) apresentou Projeto de Lei 19/2017 que autoriza a Prefeitura de Rio Claro a instituir o Curso de Primeiros Socorros para funcionários de creches e escolas municipais.

Incluído na Ordem do Dia, o projeto foi aprovado em segunda discussão por 17 votos, maioria absoluta, na sessão ordinária da última segunda-feira, 7. Ao agradecer o apoio dos demais parlamentares, no Plenário, Ney Paiva destacou a importância da iniciativa.

“Sabemos que crianças se machucam e engasgam com freqüência e para que possam receber um socorro emergencial correto se faz necessário dominar as técnicas de primeiros socorros”, citou o vereador na justificativa do projeto.

Pela proposta, todas creches e escolas municipais deverão contar com funcionários treinados em número suficiente para o atendimento em todos os períodos de funcionamento. “Defendemos esta medida como forma de preservação da vida. Diariamente, trabalhadores deixam seus filhos em creches e escolas na certeza que todos os procedimentos de segurança são adotados pelos responsáveis”, salienta o democrata.

O projeto estabelece ainda que não será feita contratação de funcionários com função específica para atendimento em primeiros socorros. “O profissional que atua junto às crianças precisa saber o que fazer na hora de uma emergência. Em muitas situações, a vida é uma questão de segundos”, pontuou Ney Paiva no Plenário.

Os cursos serão ministrados pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Corpo de Bombeiros.