- Notícias, Segurança

Sistema de senhas e segurança nos caixas eletrônicos devem ser obrigatórios

A afirmação é do vereador José Pereira dos Santos. Atento aos transtornos que a comunidade passa na semana do quinto dia útil, de cada mês, e nos dias pós-feriado prolongado, o parlamentar defende ação por parte do poder público para que todas as agências bancárias sejam obrigadas a trabalhar com sistema de senhas/cadeiras e principalmente disponibilizarem seguranças nos caixas eletrônicos.

Com relação ao sistema de senhas/cadeiras, já adotados por algumas agências de Rio Claro, o parlamentar observa que idosos, gestantes, pessoas com dificuldade de locomoção, que estejam com alguma fratura pelo corpo ou qualquer outro tipo de situação que possa dificultar a permanência em pé na fila,  podem aguardar pelo atendimento bancário de forma confortável.

“A agência que trabalha com sistema de senhas dificilmente fica superlotada. A pessoa tem a possibilidade de fazer outros serviços, nas proximidades do banco, se na frente da sua numeração estiverem mais 20 ou 30 pessoas para ser atendidas. Agora, com o sistema de fila não tem jeito. A pessoa precisa permanecer em pé o tempo todo a espera do atendimento, isso não tem cabimento. Estamos em 2012”, afirma Pereira.

Com relação a falta de segurança nos caixas eletrônicos, aponta o parlamentar, a situação é mais crítica. Segundo ele, contribuintes ficam a mercê de golpistas e ladrões que observam toda a movimentação da vítima. “Sacar dinheiro em caixa eletrônico é entrar em área de risco. Diariamente temos acesso a notícias de que munícipes foram vítimas da chamada saidinha bancária. Com segurança no setor de caixas eletrônicos, a movimentação de pessoas estranhas com certeza não acontecerá. É isso que defendo”, finaliza Pereira. O assunto vai ser levado ao conhecimento dos demais parlamentares através da sessão ordinária da Câmara Municipal.