- Ação Social, Emprego, Mulher, Notícias, Saúde

Saúde marca início da programação da Semana da Mulher

A programação da Semana da Mulher de Rio Claro começou com atividades relacionadas à saúde. Na manhã desta quinta-feira, dia 6, o Drº Gilberto Rodrigues dos Santos Filho fez a abertura dos trabalhos e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ivana Freschi ministrou palestra às coordenadoras das escolas públicas municipais sobre a campanha de vacinação do HPV contra o câncer de colo de útero. A atividade foi articulada pelas vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme, que este ano é coordenadora da Semana da Mulher.

O objetivo da palestra foi transmitir informações sobre a campanha que acontece de 10 de março a 10 de abril para que assim elas se tornem agentes multiplicadoras e divulgue aos pais a importância da vacinação, que este ano atenderá meninas com idade entre 11 e 13 anos. No total em Rio Claro, 4283 meninas serão vacinadas.
O câncer de colo de útero é a quarta causa de óbito em mulheres de 35 a 55 anos de idade, que provavelmente se infectaram na adolescência. 500 mil mulheres foram diagnosticadas com a doença no mundo. Destas, 270 mil morrerão.
Em virtude dos altos índices a campanha é uma estratégia do Ministério da Saúde para reduzir o câncer de colo de útero. A vigilância indica que os pais ou responsáveis devem levar a menina a uma das unidades de saúde do município para tomar a vacina. O esquema vacinal será ministrado em três doses: a primeira em março; a segunda em setembro e a terceira daqui cinco anos. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica pelo telefone: 3532-3720.

Outros serviços públicos

Na quarta-feira, dia 5, a vereadora Maria do Carmo Guilherme conversou com funcionárias do supermercado Enxuto para divulgar e enfatizar alguns serviços que o município oferece na área da saúde.
Durante o encontro, a parlamentar municipal explicou o que são o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), destacando quais atividades são oferecidas nestes locais.
A vereadora ainda passou informações sobre atendimentos de exames e consultas, medicamentos de alto custo, cirurgias, entre tantos outros assuntos referentes à saúde. “Tirei dúvidas também sobre o Grupo Bariátrica que nós temos, o acompanhamento gratuito que é feito e a parceria com a Faculdade Asser”, pontuou Maria do Carmo Guilherme.
De acordo com a vereadora, o bate-papo foi produtivo e demonstrou a necessidade de mais encontros com mulheres para transmitir informações. “Muitas pessoas desconhecem que a prefeitura oferece diversos serviços à comunidade. Tenho a ideia de continuar com estas reuniões com a população”, avalia.