- Notícias

Inclusão dos deficientes no mercado de trabalho requer mobilização no município, aponta Júlio Lopes

Júlio Lopes entrega programação oficial da Semana da Pessoa com Deficiência, de Rio Claro, à secretária Linamara Battistella em São Paulo

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência – de 18 a 25 de setembro – conta com ampla programação no Shopping Center Rio Claro, Faculdades Claretianas, Asser e no Núcleo Administrativo Municipal (NAM). De acordo com os organizadores, neste ano será realizado trabalho especial voltado para a inclusão de deficientes no mercado de trabalho.

Vice-presidente da Câmara Municipal, Júlio Lopes, que integra o grupo responsável pela programação, observa que a abertura de vagas e o processo que resulta na contratação de um deficiente requer atenção de todos no município.

“Solicitamos que as empresas que possuem vagas destinadas a deficientes entre em contato no Posto de Atendimento ao Trabalhador, o PAT, na Avenida 3, Ruas 6 e 7, para que as mesmas possam ser cadastradas”, sinaliza Júlio Lopes.

Do mesmo modo, comenta Júlio Lopes, os deficientes que buscam vagas no mercado de trabalho também precisam procurar o PAT. “Desta forma, teremos como criar um cadastro de vagas disponíveis e pessoas que possam preenchê-las até o início da semana no dia 18”, defende o vereador ao lembrar que o atendimento no posto acontece de segunda a sexta-feira das 12 às 18 horas.

Na programação, consta as palestras, no próximo dia 22, de Marinalva Cruz sobre a Lei de Cotas – Mitos e Verdades sobre a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho e a de Juliana Oliva que vai abordar o tema Superação.

“A programação foi muito bem elaborada. Entre os assuntos, destaco a questão da inclusão no mercado de trabalho”, afirma Júlio Lopes ao observar que ainda há muitas barreiras que precisam ser superadas. “A busca pela vaga é apenas o primeiro obstáculo. Em muitas situações, depois de contratados os deficientes sofrem discriminações no ambiente profissional”, alerta o vereador.

Inauguração

Júlio Lopes esteve na sede do Ministério Público de São Paulo, na manhã da última sexta-feira, 4, na capital paulista, onde participou da inauguração da primeira Central de Libras.

Na oportunidade, ele esteve com a secretária de Estado da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella que recebeu a programação oficial da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência que será realizada em Rio Claro no período de 18 a 25 de setembro. “Parabenizo Rio Claro através do vereador Júlio Lopes. O nosso trabalho precisa muito de iniciativas como esta”, afirmou Linamara.