- Notícias, Tecnologia, Trânsito

Ney Paiva defende a utilização de ferramenta digital para modernizar acesso ao transporte coletivo de RC

Vereadores Ney Paiva e Yves Carbinatti reunidos com o prefeito Juninho da Padaria para discutir a modernização do transporte coletivo

Utilizar o avanço da tecnologia em prol da ampliação da qualidade do serviço prestado no transporte público coletivo. É com este objetivo que Ney Paiva (Democratas) entregou ao prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, na tarde de terça-feira, 23, a proposta que estabelece as diretrizes para a elaboração de projeto de lei que dispõe sobre a implantação de sistema que garanta a inclusão, a liberdade de locomoção e ampliação do acesso às informações do transporte utilizado diariamente por centenas de pessoas, incluindo idosos.

Participaram do encontro o vereador Yves Carbinatti (PPS) e assessores dos vereadores Val Demarchi (DEM) e Carol Gomes (PSDB). “Este projeto é dos vereadores. Ao melhorar as condições do usuário que utiliza o transporte coletivo vamos aumentar a segurança das pessoas que aguardam pelos ônibus nos pontos”, disse Juninho da Padaria. “O nosso compromisso é com a cidade. A Câmara, com esta proposta, mostra que está atenta às necessidades da população”, completou.

Ney Paiva, em contato com usuários do transporte coletivo, apurou que a maior reclamação ocorre pela incerteza que toma conta das pessoas que aguardam pela chegada do ônibus nos pontos. “Hoje, o usuário não tem escolha: fica no ponto até a chegada do circular sem saber o quanto tempo vai durar a espera. Temos de alterar esta situação”, sinaliza o parlamentar ao assinar a proposta.

Na justificativa da proposta, o vereador observa que as informações em tempo real podem ser repassadas aos usuários do transporte coletivo através de aplicativo acionado via smartphones. “Ao abrir o app o passageiro é automaticamente posicionado no mapa da cidade onde pode selecionar o ponto desejado. Se preferir pode fazer busca por linha ou endereço. O sistema permite também consultar os horários e a localização dos ônibus a qualquer momento do dia ou da noite”, detalha.

Ao entregar a proposta ao prefeito Juninho da Padaria, Ney Paiva observou que o sistema é seguro, garante condição de mobilidade, liberdade de deslocamento e permite a inclusão de todos no transporte público coletivo.

A modernização do sistema de transporte já é realidade em várias cidades paulistas, pontua o parlamentar, ao citar São Carlos, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Curitiba e São Paulo como municípios que já adotam ferramentas digitais para facilitar a vida dos usuários. “Hoje, o número de pessoas que utiliza smartphones é significativo. Este equipamento faz parte do dia a dia da gente”, assinala.

No encerramento, o prefeito Juninho da Padaria solicitou à equipe do Gabinete do Executivo agendamento de reunião com vereadores e o secretário municipal de Segurança, Marco Antônio Bellagamba para que os procedimentos necessários à elaboração do projeto possam ser colocados em prática a curto prazo.