- Homenagem, Notícias

Líderes comunitários recebem reconhecimento da Câmara pelos trabalhos que desenvolvem com a comunidade

“Ser líder comunitário é se dedicar gratuitamente a arte de ajudar o próximo”. Com esta frase o vereador Luciano Bonsucesso, autor do Decreto Legislativo que institui o Prêmio Líder Comunitário, resumiu a árdua missão daqueles que lutam para diminuir as dificuldades enfrentadas pelas famílias que moram nos bairros periféricos da cidade.

A solenidade realizada na noite da última quinta-feira, 18, no Plenário da Câmara Municipal, teve no comando da Mesa Principal o presidente André Godoy (DEM). Em sua fala, ele avaliou a solenidade como uma justa homenagem ao destacar que os líderes comunitários sãos os agentes muito próximos da comunidade. “Muitas vezes, reivindicações apresentadas por vocês são votadas e aprovadas nesta Casa”, enfatizou.

O prefeito municipal João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (DEM), parabenizou a Câmara pela iniciativa e colocou a administração à disposição dos homenageados. “Os líderes comunitários vão nos ajudar a fazer de Rio Claro uma cidade de todos nós”, frisou.

O deputado Aldo Demarchi, que na oportunidade representou o Parlamento Paulista, comentou que a liderança é uma dádiva de Deus e parabenizou Luciano Bonsucesso, por encabeçar a apresentação do projeto, bem como os demais vereadores pela aprovação em votação unânime. “Hoje aqui, estamos homenageando pessoas do bem”, afirmou. A Mesa Principal contou ainda com os vereadores Geraldo Voluntário (DEM) e José Pereira dos Santos (PTB).

Presidente de associação de bairro por oito anos, Luciano Bonsucesso salientou que o líder comunitário é o elemento de ligação entre a comunidade e o poder público e defendeu: “É preciso tirar a molecada do caminho das drogas e levá-la para o futebol, capoeira, entre outras atividades de esporte e lazer”.

Edson Alexandre Locatelli, que atua na Associação dos Moradores do Jardim Guanabara, a Amorg, há 25 anos, esteve entre os líderes comunitários que discursaram na solenidade. Responsável pela solicitação que levou Luciano Bonsucesso a apresentar o projeto, Locatelli fez a seguinte observação: “O líder comunitário é um servidor do povo, trabalha sem remuneração e muitas vezes deixa de atender sua própria família para socorrer o próximo”.

Neste ano, também foram homenageados: Paulo da Silva ( indicado por Adriano La Torre) que é pastor da Igreja Batista; Rogério dos Santos (Anderson Christofoletti), que atua na região do Jardim Panorama; Jocelir Leo Vizioli (André Godoy), padre que tem atuação comunitária forte na cidade; Paulo César Lemes (Carol Gomes), presidente da escola de samba Império do Samba; José Joaquim de Albuquerque Filho ( Val Demarchi) atua da Associação de Bairro do Jardim Progresso; Sônia Aparecida Justino da Silva (Geraldo Voluntário) atua no Projeto Social da Associação Boa Esperança; Paulo Marçola ( Hernani Leonhardt) pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira; Ari Ribeiro de Lima (Irander Augusto) atua em projetos em prol das crianças do Jardim Nova Rio Claro; Aparecida Brigati (Ney Paiva) atua na assistência de pessoas que precisam de equipamentos na recuperação de saúde como cadeiras de rodas, cama hospitalar, etc; Francisco Monte de Castro Sampaio, conhecido Franco (Julinho Lopes), conta com trabalho comunitário na região do bairro Orestes Armando Giovanni; Conceição Aparecida Postal de Oliveira ( José Pereira dos Santos), atua em vários projetos sociais entre eles a biblioteca comunitária; Hermínia Brandt Bellan ( Maria do Carmo), atua no Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais; José do Carmo (Paulo Guedes), está sempre atento à ajudar os moradores do Jardim Novo Wenzel; João Carlos Sespede (Rogério Guedes), liderança comunitária do bairro Jardim Santa Clara II; Paulo Henrique Maule (Rafael Andreeta), líder comunitário da Assistência; Marizete Mendes da Luz Santos (Ruggero Seron), integra o conselho do posto de saúde do Jardim Paulista II; Aparecida Benedita Rodrigues (Thiago Yamamoto), conhecida como Cidinha da Cadeira de Rodas, desenvolve vários trabalhos entre eles na Pastoral dos Vicentinos e Eliane Alves Ferreira de Carvalho ( Yves Carbinatti), está a frente do programa Vizinhança Solidária através do qual busca mecanismos de segurança para os moradores do Jardim América.