- Homenagem, Notícias

Equipe Thunderbóticos do Sesi é homenageada por Seron

Os alunos da equipe Thunderbóticos da Escola Sesi de Rio Claro e o professor Leonardo Vinícius Santolim, foram homenageados na manhã desta sexta-feira (01) pelo vereador e líder do governo na Câmara Municipal, Ruggero Seron (DEM), com a entrega de uma Moção de Aplausos, concedida a partir de uma propositura apresentada por ele e aprovada por unanimidade pelo Legislativo.

A homenagem é um reconhecimento pelo desempenho da equipe Thunderbóticos, que subiu ao pódio do World Festival, um dos principais torneios de robótica do mundo, realizado no mês de abril na cidade de Houston, nos Estados Unidos.

Os estudantes rio-clarenses superaram outras 108 equipes de vários países, ficando atrás apenas da equipe Robo Stars, da Jordânia, conquistando o vice-campeonato da competição. Essa foi à primeira participação do time do interior de São Paulo em um torneio internacional.

Na competição, a equipe Thunderbóticos foi formada pelos alunos: Luciano Scognamiglio, Antonio Gabriel Pereira Moreno del Rio, Felipe de Oliveira Guimarães Bataglini, Nádima Carlevaro de Souza, Thiago Doricio da Silva, Camila Rebustini Soares Pinto, Letícia Mariane Teixeira, Vanessa Moreno Sousa Pinto e Thainá Barros Cardoso.

A entrega da Moção de Aplausos aconteceu na Escola Sesi, durante a eleição para os novos integrantes da equipe Thunderbóticos, com a participação do diretor Luiz Gonzaga Renosto, que frisou a importância do trabalho em equipe e o fato dos alunos estarem representando o município em parceria com o poder público.

Seron destacou a dedicação do professor Leonardo Santolim e enalteceu a atuação dos alunos.  “Trata-se de uma singela homenagem pela qual a Câmara reconhece o trabalho e o esforço de todos que enaltecem o nome de Rio Claro”, disse ao observar que só através da educação e do aprendizado os jovens conseguirão construir um futuro melhor.

O que é

A robótica educacional é um programa de atividades práticas que ampliam o conhecimento científico e tecnológico, estimula a criação, a experimentação, o trabalho em equipe e desenvolve habilidades para planejar, formular hipóteses, projetar, empreender, programar, produzir, construir, solucionar problemas, entre outras. Trata-se, uma educação científica e tecnológica mais abrangente, conhecida como “STEM education”, englobando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.