- Ação Social, Inclusão, Notícias

Palestra e atividades esportivas fecharam as atividades da Semana da Pessoa com Deficiência

Neste domingo (24), no Lago Azul, aconteceu o encerramento das atividades relacionadas à Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Na abertura dos trabalhos, os participantes puderam acompanhar a palestra do professor Bruno Alleoni com o tema “Vida Saudável na Deficiência”.

A ONG Mais Forte que a Deficiência trouxe a equipe Blue Angels para realizar uma partida de demonstrativa de futebol em cadeira de rodas motorizada. A modalidade paradesportiva, conhecida no mundo como Power Soccer ou Powerchair Football, foi criada em 1978 para reabilitação de jovens com deficiências graves.

Logo em seguida, sob a orientação do professor Alan Giuseppe Cunha, do Sest/Senat e Setur, a equipe de Rio Claro do projeto basquete sobre rodas se apresentou aos presentes.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Julinho Lopes, um dos organizadores do evento, ressaltou a importância da Semana da Pessoa com Deficiência, mas enfatizou que ainda há muito que fazer. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas com deficiência usufruam do mundo como qualquer um, seja nas atividades sociais como no mercado de trabalho. Conquistamos muito, mas há um longo caminho pela frente”, citou o vereador ao defender que somos todos iguais, somos todos especiais.

Profissionais e professores da Setur (Secretaria de Esportes e Turismo), o vereador Geraldo Voluntário e o assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência Paulo Meyer, participaram do evento.