- Ação Social, Notícias

Conferência busca efetividade nas políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial

A 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial vai ser realizada nesta quarta-feira, 27, a partir das 18h30 no teatro do Centro Cultural Roberto Palmari. A informação é do vereador Geraldo Voluntário (DEM) que abordou o tema na sessão ordinária da Câmara Municipal da última segunda-feira, 25.

De acordo com o parlamentar, é preciso alinhar ações que posam efetivar políticas públicas voltadas à igualdade de direitos em várias áreas, entre elas a racial. “Avanços são necessários para que possamos ter ferramentas no combate a discriminação velada”, avalia o vereador ao observar que a legislação vigente ajudou mas não eliminou comportamentos inadmissíveis  ainda vistos no mercado de trabalho ou convívio social. “A conferência nos dá a oportunidade de ampliar o debate no âmbito municipal e definir pautas que serão levadas para a conferência regional em Campinas no próximo dia 30”, acrescentou Geraldo no Plenário do Legislativo.

Neste ano, a conferência trabalha o tema “O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”.  Assessora Municipal de Integração Racial, Joseane da Silva observa que “a Conferência Municipal é o momento em que a população negra se reúne para refletir, debater e sugerir ações que serão encaminhadas ao Poder Público afim de contribuir com a melhora e crescimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial.”

As discussões serão norteadas por quatro eixos, sendo eles: reconhecimento dos afrodescendentes; garantia de justiça aos afrodescendentes; desenvolvimento dos afrodescendentes; e discriminação múltipla ou agravada dos afrodescendentes. A conferência é realizada pela Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Diretoria de Políticas Especiais, vinculada à Secretaria de Cultura.

Em agosto deste ano, atendendo convite de Geraldo Voluntário, o secretário nacional de Igualdade Racial Juvenal Araújo e a coordenadora estadual de Políticas para a População Negra e Índigena Elisa Lucas estiveram em Rio Claro reunidos com o vereador e o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.