- Cultura, Notícias

Rio Claro busca inclusão no Circuito Cultural Paulista

A inclusão de Rio Claro no Circuito Cultural Paulista e a recuperação do acervo e do mobiliário do Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno Veiga, são reivindicações que estão sendo encaminhadas junto ao governo do Estado de São Paulo e que, uma vez atendidas, abrem novas perspectivas para alavancar o setor cultural do município.

“Há grande expetativa de que esses pedidos sejam atendidos, graças ao bom relacionamento que hoje o nosso município mantém com o governo do estado”, comenta o vereador Geraldo Voluntário (DEM) que, na semana passada em companhia do deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), participou de audiência com o secretário estadual de Cultura, José Luiz Penna.

Além do deputado, o vereador esteve acompanhado pela secretária municipal de Cultura Daniela Ferraz, que salientou a disposição manifestada por Penna em ajudar na execução de um projeto para restauração das obras que compõem o museu, além de oferecer técnicos que irão qualificar pessoas para higienização das peças. “Em parceria com a Secretaria Estadual, estaremos elaborando também um projeto pedagógico para o museu e para obtenção de mobiliário, climatização e iluminação para o prédio”, acrescenta a secretária.

A partir do apoio do deputado Aldo Demarchi, que tem intensificado o trabalho de intermediação junto ao Governo do Estado, Penna assumiu o compromisso de colocar Rio Claro na relação de cidades contempladas com atividades que fazem parte do no Circuito Cultural Paulista. “Com a união de todos, vamos recuperar o tempo perdido, pois há muitos anos Rio Claro não recebe as atrações do circuito, nem a Virada Cultural, nem a Viagem Literária, que são programas desenvolvidos pelo Governo do Estado”, observa Daniela.

Na audiência, também foi solicitada a ampliação dos números do Festival Paulista de Circo, evento que recentemente aconteceu durante um dia em Rio Claro.