- Notícias, Parlamento Jovem

Parlamento Jovem apresenta projetos e define comissões

Em atividade desde o fim de outubro, o Parlamento Jovem de 2017 realizou a sua segunda sessão ordinária na Câmara Municipal de Rio Claro com proposituras ao Executivo e secretarias municipais.

Relacionados às necessidades de melhoria em infraestrutura, segurança e juventude, os requerimentos e indicações pediam a maior atenção dos responsáveis de departamentos como Mobilidade Urbana, Obras e Educação.

Em destaque o requerimento nº 06/2017, resultado de uma reinvindicação da sessão anterior, que pede a atenção da secretaria de Segurança Pública na área da Estação Ferroviária nos fins de semana através do 37º Batalhão da Polícia Militar.

A justificativa é a insegurança que os jovens sentem ao frequentar a pista de skate inaugurada recentemente, visto que lá ocorrem roubos e uso frequente de drogas ilícitas.

Outra questão de extrema importância desta legislatura é o acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, proporcionando a sensação de segurança, abrigo e orientando psicologicamente as vítimas e filhos através de um amparo realizado por profissionais da área.

A proposta está sendo discutida para ser levada novamente ao Legislativo na próxima sessão ordinária.

Comissões

Como no Legislativo, o Parlamento Jovem constitui comissões para avaliação e parecer dos projetos que tramitam na Casa.

Neste ano as comissões escolhidas foram Constituição e Justiça, Orçamentária, Políticas Públicas e Direitos Humanos. Após determinarem os temas, os vereadores distribuíram entre si os cargos de presidente, relator e membro em reunião.

São eles:

Comissão de Constituição e Justiça: João Pedro Almeida (presidente), Gustavo Sartori (relator), Enzo Picca, Pedro Neves e Henrique Moraca (membros).

Comissão Orçamentária: João Luís (presidente), Flora Galvani (relator), Lhucas Deales, Arthur Marinho e Thiago Doricio (membros).

Comissão de Políticas Públicas: Fernando Ramalho (presidente), Indra Araújo (relator), Ícaro Rodrigues e Aline Aleluia (membros).

Comissão de Direitos Humanos: Everthon Albiazetti (presidente), Amanda Muller (relator), Yasmin Beatriz, Júlia Xavier e Geovana Medina (membros).

A próxima sessão do Parlamento Jovem acontece na terça-feira, 16 de novembro.