- Notícias

Luta contra o preconceito racial ecoa na Câmara na entrega da Medalha Zumbi dos Palmares

Representantes da Comunidade Negra homenageados na Câmara Municipal com a Medalha Zumbi dos Palmares

De um lado, avanços como a lei de cotas na Educação e penalidades mais severas para atos de racismo. Do outro, um longo caminho a ser percorrido em busca da igualdade de direitos. Com este tom, parlamentares e homenageados participaram da entrega da Medalha Zumbi dos Palmares no Plenário da Câmara Municipal na noite de quinta-feira, 16/11.

A solenidade no Legislativo, um dos pontos fortes da programação da Semana Municipal da Consciência Negra, é original do Decreto Legislativo 387/2011, de autoria do então vereador Sérgio Carnevale, desde 2013 a comemoração é realizada por iniciativa do vereador Geraldo Voluntário (DEM).

Presidida por Julinho Lopes (Progressistas), a Mesa Principal contou com Val Demarchi (DEM), Geraldo Voluntário (DEM), prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, deputado estadual Aldo Demarchi e sua esposa Candinha Demarchi.

Também participaram da solenidade os vereadores Adriano La Torre (Progressistas), Carol Gomes (PSDB), Irander Augusto (PRB), Luciano Bonsucesso (PR), Seron do Proerd (DEM), Yves Carbinatti (PPS) e Maria do Carmo (PMDB), além dos assessores de José Pereira dos Santos (PTB), Anderson Christofoletti (PMDB), Hernani Leonhardt (PMDB), e Tiago Yamamoto (PSB).

“O que nos diferencia não é a cor da pele mas sim o caráter e a atitude”, disse Juninho da Padaria ao parabenizar toda a comunidade negra através dos indicados pelos parlamentares para receberem a homenagem neste ano. “Vocês fazem a diferença e nos ajudam muito no nosso governo”, acrescentou.

Representante do Parlamento Paulista, Aldo Demarchi citou conquistas através da aprovação de leis que estabelece penalidades às pessoas envolvidas em atos de discriminação racial mas admitiu que ainda há muito o que se fazer quanto às políticas públicas para conter o preconceito. “Passados três séculos tenho a certeza de que a morte de Zumbi dos Palmares não foi em vão”, afirmou o deputado.

Na seqüência, vereadores realizaram a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares:

Kizie de Paula Aguiar: “Pessoa que dispensa comentários. Para ela, a luta pelos direitos da comunidade negra faz parte de uma batalha diária” vereador Adriano La Torre.

Benedito Assis dos Santos: “A admiração ao pastor não se limita a sua atuação junto à comunidade evangélica mas sim por tudo o que ele faz na orientação à preservação da família”, Elias Custódio assessor do vereador Anderson Christofoletti.

Benevino José da Cruz: “É uma honra homenagear um ser tão iluminado. No bairro Arco Íris realiza excelente trabalho em prol da comunidade”, vereador Val Demarchi.

Silvia Rodrigues da Silva Izeppe: “Estamos diante de uma justa homenagem. A Silvia está à frente de projetos sociais que muito contribuem com Rio Claro. A nossa luta é para que a comunidade negra seja respeitada em Rio Claro”, vereador Geraldo Voluntário.

Dionízia Miguel Ramos: “Com 83 anos, mesmo aposentada, a Dona Dionízia presta serviços voluntários. Entre eles, faz visita a enfermos todas as semanas”, Thalison Mendes assessor do vereador Hernani Leonhardt.

Carlos Eduardo Custódio: “Neste momento em que presto homenagem ao Custódio registro que o país tem uma dívida histórica com os negros. Atitudes como a do jornalista William Waack  só reforçam o quanto o país ainda é preconceituoso”,  vereador Irander Augusto.

Antonio Carlos de Paula Campos: “Esta solenidade nos dá a oportunidade de homenagear pessoas que muito fazem por nossa cidade, como o Antonio Carlos”, Ellen Cristina Dória assessora do vereador José Pereira dos Santos.

Roberto de Paula Neto: “Conheci o Roberto na Gaviões da Fiel Rio Claro onde acompanhei o seu esforço para tornar realidade as ações planejadas em prol do bem social”, vereador Luciano Bonsucesso.

João Luiz de Jesus Pereira: “Estamos diante de um homem honesto e leal que não mede esforços para ajudar o próximo”, vereadora Maria do Carmo Guilherme.

Arlindo Aparecido dos Santos: “O senhor Arlindo tem viva na sua memória a história da comunidade negra de Rio Claro. Merece esta homenagem”, Geraldo Voluntário ao entregar a medalha em nome do vereador Paulo Guedes.

PM Sargento Marcelo Renato da Silva: “A palavra inspira, o exemplo arrasta. O homenageado sempre deixou sua marca na corporação em que atua que é a vontade de crescer e ajudar o próximo”, vereador Seron do Proerd.

Valdomiro Alves Lopes Viana: “Lutar e esperar para vencer na vida. Este lema se encaixa bem para ele que está à frente de importante projeto social que busca através do xadrez passar conhecimento de vida às crianças e adolescentes”, vereador Yves Carbinatti.

Valdir de Oliveira: “Três filhos dentro de casa e se contarmos todos os alunos da escolinha de futebol, ao longo dos anos, muitos espalhados pelo mundo. Através do futebol, o professor ajudou muito na formação pessoal de mais de 5 mil pessoas. É merecedor desta homenagem”, vereador Julinho Lopes.

Kauan Alves Talarico: “Representa a juventude da comunidade negra. É um dos melhores alunos que temos em Rio Claro e estuda na rede pública de educação”, vereadora Carol Gomes.

Lúcia Helena Ferreira de Siqueira: “Ela é símbolo de respeito e amor ao próximo, ou seja, tudo o que a nossa cidade precisa para uma vida em comunidade”, Joelma Rocha representante do vereador Tiago Yamamoto.