- Educação, Notícias

Manoel Silva e Sérgio Nobre são homenageados pela Câmara em solenidade de entrega de títulos

Manoel José Silva recebeu título de Cidadão Emérito da Câmara de Rio Claro

Através dos Decretos Legislativo 533 e 534/17, de autoria de Val Demarchi (DEM), aprovados por unanimidade, a Câmara Municipal, prestou homenagem ao vice-Reitor da Unesp Sérgio Roberto Nobre, agora Cidadão Rio-Clarense, e a seu ex-presidente Manoel José Silva que recebeu título de Cidadão Emérito.

A solenidade presidida por André Godoy (DEM), na noite da última quinta-feira, 23, contou com Val Demarchi na Mesa Principal ao lado dos vereadores Geraldo Voluntário (DEM) e José Pereira (PTB), vice-prefeito e secretário municipal de Segurança e Defesa Civil Marco Antônio Melli Bellagamba, deputado estadual Aldo Demarchi e do reitor da Unesp Sandro Roberto Valentini.

Natural de Campinas, Sérgio Nobre ingressou na Unesp como auxiliar de ensino em 1986. É membro efetivo da academia Internacional de História da Ciência ( Paris-França ) e Editor da Revista Brasileira de História da Matemática.

Manoel Silva atuou como vereador em Rio Claro por 16 anos, presidiu a Câmara no final da década de 70, chefe de Gabinete do Executivo entre 1993/96, presidiu a Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, a Acirc. Hoje, aos 89 anos, é empresário do setor imobiliário e militante político ativo.

André Godoy enfatizou que através da concessão de títulos, a Câmara cumpre o seu papel que não se resume a legislar e acompanhar o Executivo, mas, também de reconhecer as pessoas que através do trabalho engrandecem Rio Claro. “Estamos aqui diante de duas personalidades. A trajetória acadêmica de sucesso do professor Sérgio Nobre fala por si só. Por méritos hoje ele atua como vice-reitor da Unesp”, destacou o presidente da Câmara. “Da mesma forma, a história de vida de Manoel Silva nos serve de exemplo. Seja na vida pública, como advogado ou profissional bem sucedido no campo imobiliário, ele sempre primou pela excelência nas ações que esteve à frente”, acrescentou.

Val Demarchi destacou inicialmente as votações unânimes no Plenário, na aprovação dos decretos, e parabenizou os familiares dos homenageados considerados alicerces sólidos para as realizações em prol da cidade feitas pelo professor Sérgio Nobre e o ex-presidente da Câmara Manoel Silva. “O município ganha um cidadão iluminado”, observou o parlamentar ao lembrar que conheceu as ações de Sérgio Nobre por intermédio do também professor Alexandre Perinotto.

“Espírito empreendedor e progressista”. Com esta frase, Val Demarchi prestou sua homenagem a Manoel Silva. Entre as realizações do homenageado, o vereador citou o projeto do Clube de Campo de Rio Claro, Boulevard Jardins, as primeiras agências de viagens da cidade e atuações de destaques na vida pública onde chegou a presidir o Legislativo. “Você, Manoel, recebe o título, mas quem ganha somos nós”, disse.

Para o ex-prefeito Nevoeiro Junior, ao entregar títulos para Sérgio Nobre e Manoel Silva, a Câmara reconhece publicamente àqueles que construíram um pedaço da grandeza da ciência e da cidade de Rio Claro. “Que estas pessoas possam servir de referências àqueles que ainda estão por vir, uma bússola do norte verdadeiro a ser seguido”, completou.

Aldo Demarchi, que representou o Parlamento Paulista na solenidade, citou a importância do título de Cidadão Rio-Clarense concedido a Sérgio Nobre. O deputado observou que este ato representa o reconhecimento da cidade pelo excelente trabalho prestado. “Você é merecedor professor desta honraria. Hoje, você responde pela vice-reitoria da Unesp por méritos”, sinalizou.

A emoção tomou conta do deputado ao falar de Manoel Silva. Demarchi recordou-se dos ensinamentos que pavimentaram suas ações na vida pública. “Se estou no sexto mandato na Assembleia Legislativa, muito é pelo conhecimento que adquiri com você meu amigo”,disse o deputado em forma de agradecimento.

Ao representar o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, Bellagamba salientou que as justas homenagens, a Sérgio Nobre e Manoel Silva, retratam o trabalho ao longo de décadas de serviço prestado à comunidade. “Parabenizo-os em nome da adminstração municipal”, pontuou.

O reitor Sandro Valentini externou a felicidade da comunidade acadêmica pela homenagem recebida por Sérgio Nobre. “É uma satisfação testemunhar este ato, o melhor presente que o município pode oferecer a um cidadão que escolheu este local para viver e criar sua família”, assinalou.

Também participaram da solenidade: vereadores Julinho Lopes (PP) e Ruggero Seron (DEM), Paulo Zemuner, secretário de Habitação de Santa Gertrudes, Willian Bento vereador de Santa Gertrudes, Cláudio José Von Zuben diretor da Unesp RC, Antônio Carlos Simões Pião superintendente da Fundação Vunesp, João Walter Marcondes presidente PSDB Rio Claro, Benedito Costa presidente do PRB Rio Claro, entre outras autoridades.