- Notícias

Plano Diretor: “Câmara pensou grande e com respeito ao futuro de Rio Claro”, afirma André

Instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana do município resultante de um amplo debate com os diversos setores da sociedade civil, o novo Plano Diretor de Rio Claro foi aprovado em segunda e definitiva votação pela Câmara Municipal durante a sessão ordinária de segunda-feira (04), após tramitar por mais de dois anos em busca de um consenso para a sua votação pelo plenário da Casa.

“Para poder planejar é preciso saber onde se quer ir. O novo Plano Diretor, enfim aprovado, define o caminho a ser seguido para garantir a Rio Claro condições adequadas para um desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente sustentável” – afirma o presidente da Câmara André Godoy (DEM).

O presidente destaca a importância da participação ativa de todos os vereadores nas discussões ao longo do processo para a construção de uma proposta que, além dos quadros técnicos, ouviu representantes do meio acadêmico, setor imobiliário, indústria da construção civil, mineradores, produtores rurais, associações de moradores e outros segmentos organizados da sociedade.

Outro ponto salientado por André é a seriedade e responsabilidade com que o Legislativo tratou das questões ambientais. “Fizemos questão de dar toda atenção aos apontamentos feitos pelo Ministério Público, seja através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Rio Claro, ou do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) – Núcleo PCJ Piracicaba” – frisa.

Na avaliação do presidente, o projeto do Plano Diretor foi o mais complexo já votado pela Casa e, entre outras iniciativas, ficará marcado de maneira relevante na história da atual legislatura. “Demonstramos que é preciso pensar Rio Claro para os próximos 10, 20 e 30 anos. Prevaleceu a coragem e a ousadia na conjugação de esforços e na projeção de ações seguras para nortear o crescimento e o desenvolvimento de Rio Claro, com o pensamento voltado para as novas gerações”.

André salienta ainda o empenho do prefeito João Teixeira Júnior, o Juninho da Padaria, para a aprovação do novo Plano Diretor que lhe permitirá implantar com mais eficiência políticas municipais para oferta de serviços públicos essenciais, com o objetivo de assegurar melhores condições de vida para a população.

“A Câmara trabalhou com seriedade e continuará agindo com responsabilidade e respeito, mantendo-se aberta ao diálogo para revisão e aprimoramento do que, eventualmente, se fizer necessário para o bem de Rio Claro” – conclui.