- Notícias, Saúde

Com chegada das férias, campanha de doação de sangue tem início com apoio da Câmara

Yves Carbinatti doa sangue

Todos os anos milhares de pessoas têm suas vidas salvas por meio da doação de sangue – um ato nobre, que requer responsabilidade e solidariedade. Com este objetivo, começa a partir de dezembro a Campanha Municipal de Incentivo à Doação de Sangue, criada pela Lei Municipal n° 5.031/17, instituída a partir de projeto do vereador Yves Carbinatti (PPS).

A campanha visa o incentivo de doações nas semanas que antecedem os períodos considerados como críticos, tais como as férias de julho, fim de ano e carnaval.

“A doação de sangue é uma atitude simples e que pode salvar a vida de outra pessoa. Espero que com a campanha cada vez mais pessoas se conscientizem sobre a importância da doação, não apenas nessas épocas”, comenta o vereador Yves Carbinatti, autor do projeto.

Segundo o Ministério da Saúde, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Contudo, o número de doadores ainda não é capaz de suprir a demanda existente, sobretudo em épocas de férias escolares e no carnaval.

De acordo com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, períodos críticos são aqueles onde existem a diminuição do número de doadores e o aumento da necessidade de bolsas de sangue. Deste modo, a mobilização da realização da Campanha nesta época é uma forma importante para suprir esse déficit.

Em Rio Claro, as doações podem ser realizadas no Banco de Sangue da Santa Casa as segundas, quartas e sexta-feiras, das 07h às 11h, devendo preencher os requisitos mínimos de peso e idade, bem como alimentação para a doação.

Para fazer a doação é necessário:

– Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);

– Estar bem de saúde;

– Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

– Pesar mais de 50 Kg;

– Não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Banco de Sangue de Rio Claro
Local: Santa Casa