- Comunidade, Notícias

Guarda Mirim tem palestra do Projec sobre a prevenção ao uso de drogas

O vereador Ruggero Seron (DEM), esteve na sede da Guarda Mirim de Rio Claro, palestrando sobre a prevenção ao uso de drogas. Na ocasião o vereador discutiu com jovens as consequências para saúde que o uso de drogas pode causar, assim como os reflexos no ambiente familiar e social. Outro assunto pautado na palestra, realizada no último sábado (13), foi a violência que causa uma desolação na sociedade moderna. “A ideia do papo não foi só mostrar um grupo de regras a serem seguidas e métodos a serem utilizados, mas estimular os jovens a refletirem”, disse Seron.

Essa conversa promovida pela Guarda Mirim para aproximadamente 300 jovens aprendizes visa ajudar os mesmos a reconhecerem as pressões e as influências que irão receber, com isto prevenindo o uso indevido de drogas e minimizando a violência. Esse engajamento social, através do programa de prevenção primária, leva ao processo de tomada de decisão de maneira correta e segura pelos jovens. “A violência existe dentro de todas as pessoas, mas o importante é trabalhar isto dentro de cada um para que não saia do controle”, comentou o palestrante.

Seron que já fez parte da instituição como guardinha durante os anos de 1995 até 2000, fala da importância da importância do trabalho feito com os jovens e exalta o método utilizado, que através de oficinas instrui os jovens para combater o problema pela raiz e não deixar que se alastre.

Atualmente, o parlamentar está à frente do ‘Projec – Programa de juventude, educação e cidadania’, na posição de instrutor atuando no incentivo a educação e cidadania com foco no combate e prevenção ao uso de drogas pelos jovens. “A meta é evitar o primeiro contato” finalizou Seron.