- Notícias, Segurança, Tecnologia

RC estuda utilização de aplicativo para combater criminalidade

Rio Claro estuda a implantação de projeto inovador com uso de um aplicativo de celular para aumentar a efetividade da integração entre as forças de segurança do município no combate a criminalidade, que de maneira pioneira teve início no atual governo municipal a partir da criação das Centrais de Segurança Integrada (CSI), reunindo num mesmo operacional as polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal.

Para conhecer melhor a funcionalidade e as características operacionais desse projeto, os vereadores André Godoy (DEM) e Carol Gomes (PSDB) e o secretário municipal de Segurança Marco Antonio Bellagamba, estiveram na cidade de Americana onde a utilização do aplicativo a partir do ano passado se deu através de uma iniciativa do vereador Rafael Macris (PSDB), líder do governo na Câmara americanense.

“Estratégia, inteligência e integração para combater e prevenir a criminalidade. É disso que Rio Claro precisa. E é em busca de uma proposta que agregue essas condições a partir da inovação tecnológica que haveremos de conseguir novas soluções para velhos problemas” – observa André. “Não é preciso inventar a roda; devemos ampliar nossos horizontes, adotar novas ideias que já deram certo para implantar em Rio Claro, a exemplo desse projeto que nos foi apresentado pelo Rafael em Americana” – completa Carol.

Desenvolvido pelo empresário Marcelo Magalhães, da Prodata Sistemas, o aplicativo “Mapa do Crime” já é utilizado na cidade de Paulínia desde 2015, o que concorreu para que o projeto “União de Forças – Paulínia Segura” fosse premiado em 2017 com o segundo lugar entre 645 municípios paulistas, na 7ª edição do Prêmio Polícia Cidadã.

De uso exclusivo das corporações policiais, o aplicativo tornou-se peça fundamental para a diminuição dos índices criminais, ao agilizar o planejamento e a deflagração de ações sincronizadas e estratégicas, fazendo com que as forças de segurança trabalhem em conjunto compartilhando informações e realizando ações que possibilitam a verificação de veículos e pessoas em poucos segundos.