- Meio ambiente

Plantio de mudas e educação ambiental é realizada com alunos em nascente modelo

9Numa iniciativa do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, teve prosseguimento na manhã da última quinta-feira (08), em Rio Claro, no bairro Vila Cristina, o projeto que tem como propósito as visitações mensais às nascentes e ao mesmo tempo a conscientização ambiental realizada com os alunos da cidade.

Alunos realizam o plantio de mudas em APP que possui nascente modelo.

O vereador Julinho Lopes (Progressistas), que preside o Conselho Fiscal do Consórcio PCJ e também a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, participou da ação e deu ênfase à importância do ato.

Julinho Lopes realiza plantio durante visita de alunos a nascente modelo.

“É de extrema relevância a preservação das nascentes no sentido de colaborar com a sustentabilidade. Com a deterioração das nascentes, um círculo vicioso é criado, gerando a necessidade de haver gastos significativos para o tratamento adequado e completo da água, refletindo diretamente no bolso do consumidor”, ponderou o parlamentar. Julinho acrescentou que a atividade tem também grande importância para a percepção dos jovens para que sejam agentes de preservação destes bens naturais.

Estudantes da escola Professor João Batista Leme integram o projeto de robótica denominado “Robotigre”.

Estudantes da escola Professor João Batista Leme puderam conhecer a nascente modelo que está localizada em uma área de preservação permanente (APP), situada nas proximidades do Ecoponto. Eles integram o projeto de robótica denominado “Robotigre”, cujo intuito é realizar, por intermédio de um aplicativo, o controle e catálogo de nascentes. Nesse caso, além de conhecer o local, coletaram informações necessárias para a conclusão do trabalho.

A atividade contou, ao seu final, com o plantio de dezenas de mudas das variadas espécies de árvores nativas da região, realizada pelos presentes.