- Ação Parlamentar, Meio ambiente

Rio Claro solicita benfeitorias para Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade

Na última quinta-feira (15), o vereador Julinho Lopes (Progressistas), em companhia do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria e do secretário municipal dos Esportes e Turismo (Setur), Ronald Penteado, se reuniram, em São Paulo, com Maurício Brusadin, secretário estadual do Meio Ambiente. Contando com o apoio do Executivo municipal, o parlamentar indicou algumas ações a Brusadin referentes à Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena).

Julinho Lopes, juntamente com o prefeito Juninho e o secretário da Setur, Ronald Penteado, se fez presente na capital paulista onde se reuniu com Maurício Brusadin.

Dentre elas, a permissão de uso para que os Grupos Escoteiros Marechal Rondon e Santa Cruz passem a ter suas atividades de adestramento desenvolvidas na Feena. Outra solicitação feita por Julinho se refere, também, à permissão de uso. Neste caso, por parte da União de Amigos (Udam) de uma marcenaria localizada nas dependências da floresta com a intenção de proporcionar, a crianças e jovens, educação ambiental. Ambas as solicitações agradaram o secretário estadual, que passou a Julinho as coordenadas para viabilizar as ações.

Ainda com relação à Feena, Julinho expôs a Brusadin sua intenção de tornar viável a intensificação do turismo no local, tornando-o mais atraente para visitação com a implantação, por exemplo, de estabelecimentos destinados à gastronomia. O vereador mencionou, também, sua ideia de elaborar um projeto no sentido de cercar, de forma sustentável, a unidade de um modo que sejam evitados atos como soltura de gados, descarte irregular de lixo, dentre outras ações que prejudiquem a localidade.

“São medidas que irão contribuir em diversos aspectos. Nossa floresta merece uma maior atenção e necessita de melhoramentos visando, especialmente, sua manutenção e preservação”, ponderou Julinho, acrescentando que irá tentar providenciar com brevidade tudo que se faz necessário para a concretização destes anseios municipais.

Contando com o apoio do prefeito, o vereador Julinho Lopes fez importantes reivindicações em prol da Floresta Estadual.

Segundo o prefeito Juninho, a disposição do secretário Brusadin em ouvir as demandas de Rio Claro poderá resultar em importantes avanços no aproveitamento da Florestal Estadual pela comunidade.

O titular da Setur, Ronald Penteado, que vislumbra implantar espaços destinados à pratica esportiva na floresta, também constatou, por parte do secretário, uma boa recepção. “Pensarmos na Feena como um espaço em que a população possa desenvolver diversas modalidades é algo que, por certo, vamos procurar propiciar”, idealiza.

Por fim, Julinho Lopes requereu a Maurício Brusadin a viabilização de recursos para a aquisição de equipamentos que venham a contribuir para a defesa do meio ambiente em Rio Claro.