- Cultura, Educação

Grupo de estudos astronômicos busca parceria com prefeitura

Reunião intermediada pelo vereador Val Demarchi reuniu na sexta-feira (16), membros do Grupo de Estudos Astronômicos de Rio Claro (Gearc) e o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

Vereador Val Demarchi, membros do Gearc e o prefeito Juninho da Padaria.

A entidade desenvolve no município um trabalho sem fins lucrativos. O grupo também foi responsável por projetar internacionalmente o nome de Rio Claro como parte da estrutura mundial que celebrou o Ano Internacional da Astronomia, há quase uma década.

No encontro, o Gearc foi representado por Manoel Barbosa Sobrinho, presidente , Antonio Carlos Duarte, vice-presidente, Fabrizzio Montezzo, segundo secretário e Vitor Murilo Magalhães, tesoureiro. De acordo com Barbosa Sobrinho, a entidade, que existe desde 2006, luta atualmente para ter uma sede. “É um passo importante na continuidade de nosso trabalho, que inclui palestras e cursos de astronomia para professores, alunos, jovens, adultos e idosos”, frisa.

O vereador Val defende a realização de parcerias entre a sociedade civil e o poder público, justificando que a comunidade é a grande beneficiada. “O conhecimento engrandece a sociedade e o Gearc, por sua vez, dá um belo exemplo de trabalho que fortalece e expande as fronteiras do saber”, frisa.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Gearc estão observações e práticas de astronomia com uso de telescópios. Escolas e outras entidades interessadas podem fazer contato pelos telefones (19) 3523-3680 ou (19) 35346740, ou pelo e-mail fabrizzioastronomia@gmail.com. Outra opção é visitar a página do grupo no facebook, www.facebook.com/gearcoficial/.