- Educação, Notícias, Saúde

Saúde e Educação têm novo impulso com início do curso de Medicina

O presidente da Câmara Municipal André Godoy acompanhou nesta segunda-feira (19) o início das atividades do primeiro curso de Medicina de Rio Claro, oferecido pelo Claretiano – Faculdade e que ganhou impulso decisivo no ano passado concluindo com êxito um trabalho idealizado e iniciado em 2014, com a participação dos poderes Executivo e Legislativo.

André Godoy no Claretiano Faculdade

Além de um marco na história da cidade, que será a mais beneficiada com o curso, seu início representa um grande momento na trajetória do Claretiano – Rede de Educação, que há 48 anos forma profissionais dedicados e capacitados. Este momento ampliará o serviço de saúde de Rio Claro, auxiliando o crescimento da cidade e dos cidadãos.

“Fizemos a nossa parte para, em parceria com o Claretiano –Faculdade e a partir de ação conjunta entre Prefeitura e Câmara, concretizar mais essa conquista para nossa população, que representa um grande impulso à Saúde e Educação de nossa cidade” – comentou André ao frisar o empenho do ex-prefeito Du Altimari e a capacitação do corpo docente, integrado por profissionais renomados.

André destaca o apoio dado por todos os vereadores que aceleraram os trâmites necessários para que o projeto de lei referente à viabilização do curso fosse o primeiro a ser votado pela atual legislatura. “O esforço foi recompensado no início de agosto, quando em companhia do prefeito João Teixeira Junior e do Padre Luiz Botteon (diretor geral do Claretiano – Faculdade), participamos em Brasília da assinatura do termo de autorização para o funcionamento do curso pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

Semana de Acolhida

Neste primeiro contato, os alunos puderam conhecer parte do corpo docente que os acompanhará durante o curso. Professores, estes, especializados tanto na área acadêmica, quanto no trabalho diário de um médico, foram selecionados e treinados para disponibilizar conteúdo e dinâmica para os futuros médicos, recém-chegados.

Os alunos também puderam visitar as instalações do curso, onde realizarão as aulas práticas e teóricas. Acompanhados pelos professores e técnicos responsáveis pelos laboratórios, os estudantes conheceram os equipamentos (manequins, peças, microscópios, entre outros), as regras que serão cobradas nas salas específicas (como vestimenta e comportamento) e todos os serviços que estarão disponíveis desde o início do curso.

Em Brasília, Agosto/2017

Durante toda esta Primeira Semana de Acolhida, o Claretiano – Faculdade realizará atividades de conhecimento e cultura, gincana para interação dos estudantes, apresentação do projeto pedagógico e projeto educativo, visita às instalações da Unidade Básica de Saúde – UBS Terra Nova, onde realizarão grande parte das atividades práticas e, como interação com a sociedade, uma visita ao Centro de Habilitação Infantil Princesa Vitória e ao Abrigo São Vicente.

O próximo vestibular para o curso será realizado no segundo semestre de 2018 para ingresso em 2019, saiba mais no site www.claretiano.edu.br/medicina.