- Meio ambiente, Notícias

Desassoreamento do Lago Azul avança via São Paulo

As recentes inundações ocorridas na Avenida Visconde do Rio Claro motivaram reunião em São Paulo na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos agendada pelo deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (Alesp) Cauê Macris.

Reunião em São Paulo, na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos

A comitiva de Rio Claro formada pelo vereador Paulo Guedes (PSDB), superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) Ricardo Pires de Oliveira e Marcos Fernandes Gaspar da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi recebida quarta-feira (07)  pelo secretário estadual Benedito Braga.

Paulo Guedes explicou ao representante do governo paulista o grave problema causado pelas constantes inundações na Avenida Visconde, um dos principais corredores do trânsito local. “É preciso providenciar o desassoreamento do Lago Azul. Com isso, vamos aumentar a capacidade de armazenamento de águas pluviais”, solicitou o parlamentar.

De acordo com o secretário Braga, ao atender solicitação de análise do problema feita também por Cauê Macris, é possível fazer o desassoreamento mas o município precisa cumprir algumas etapas. “Podemos através do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, providenciar as máquinas para realizar o serviço”, disse o secretário estadual. “Mas, antes Rio Claro precisa realizar a batimetria, para apurar o volume dos resíduos bem como solicitar autorização para a Cetesb para que o mesmo possa ser depositado em local correto após a sua retirada”, acrescentou.

Com o desassoreamento, avalia Paulo Guedes, mesmo em dias de chuvas intensas, o município terá condições de conter os alagamentos. “As inundações tornam o trânsito caótico na Avenida Visconde. Agradeço o apoio do deputado Cauê Macris, que sempre está atento às demandas do nosso município, e do governo paulista através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos que hoje nos recebe aqui na capital paulista”, finaliza o vereador.