- Mulher, Notícias

Semana da Mulher reverencia luta para consolidar e ampliar direitos

Em evento abrilhantado pela Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), da região de Campinas, foi realizada na noite de quinta-feira (08) na Sociedade Philarmônica Rio-clarense a cerimônia de abertura oficial da 23ª Semana da Mulher “Juntas Contra o Silêncio”, promovida pela Câmara Municipal sob coordenação das vereadoras Maria do Carmo Guilherme (MDB) e Carol Gomes (PSDB).

O presidente da Câmara Municipal André Godoy (DEM) ressaltou que a Semana da Mulher é realizada para incentivar reflexões sobre temas importantes relativos às mulheres, não apenas para marcar a data. “Esse evento é uma oportunidade para refletirmos sobre a valorização das mulheres”, disse.

A solenidade de abertura contou com a participação do prefeito João Teixeira Junior, Juninho da Padaria, e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Silveira Costa.

Juninho destacou a importância da mulher na sociedade e afirmou que é necessário trabalhar para ampliar os espaços da mulher na sociedade e acabar com a violência doméstica. “Dependemos das mulheres para nascer, para nos alimentar, motivos suficientes para amá-las e respeitá-las”, pontuou o prefeito destacando que o dia 8 de março em Rio Claro marcou o início da realização de exames de mamografia no Espaço Mais Saúde, serviço viabilizado a partir do apoio da Câmara Municipal.

Carol Gomes lembrou das mulheres pioneiras que lutaram e abriram caminho para o voto feminino, o mercado de trabalho, a participação na política etc. Por sua vez, Maria do Carmo destacou a participação feminina na Polícia Militar por meio de homenagem a três representantes da corporação: cabo Regiane Vianna, cabo Ana Cláudia Ferreira Guedes e soldado Karine Mota.

Também prestigiaram do evento a secretária de Desenvolvimento Social, Érica Belomi; o subcomandante da PM em Rio Claro, major Rodrigo Arena; os vereadores Geraldo Voluntário (DEM), Ruggero Seron (DEM) e Júlio Lopes (Progressistas); alunos da Escola Técnica Estadual “Prof. Armando Bayeux da Silva”; entre outros participantes.

A 23ª Semana da Mulher se estende até o final deste mês com uma programação variada, que inclui mais de 200 atividades alusivas às mulheres que podem ser acompanhadas pela página oficial do evento através do link: facebook.com/SemanadaMulherRC2018.