- Comunidade, Notícias

Durante evento, parlamentares defendem leis que regulamentem criação de pássaros

O Campeonato Super Coleiro, organizado pela Federação Paulista de Passaricultores domingo (11) em Rio Claro, contou com a participação de dezenas de criadores de pássaros, dos representantes da Associação Rio-clarense, Paulista e Brasileira dos Ornitólogos e também da Polícia Militar Ambiental.

Realizado no ginásio da Lagoa Seca do Cervezão, o torneio foi prestigiado pelos vereadores Hernani Leonhardt (MDB) e Val Demarchi (DEM), além de contar com a presença do deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) e do deputado estadual Aldo Demarchi (DEM). Os parlamentares ressaltaram a importância da criação de leis que regulem a criação de pássaros e que combatam os maus tratos, contrabando e comércio ilegal de aves.

Além da Associação Rio-clarense dos Ornitólogos (ARO), o município também possui a Associação Rio-clarense dos Criadores de Canários (ARCC). Juntas, as duas entidades que possuem mais de 20 anos de existência somam cerca de 1.200 associados, licenciados e credenciados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Ambas são filiadas entidades representativas estaduais e nacionais, como a Federação Ornitológica do Estado de São Paulo (Feosp) e Confederação Brasileira de Criadores de Pássaros Nativos (Cobrap).