- Comunidade, Notícias

Vereador pede mais agilidade nas certidões emitidas pela prefeitura

A dificuldade imposta a quem procura por um atendimento mais ágil no Atende Fácil, que é vinculado à prefeitura de Rio Claro e está localizado na Avenida 2 entre Ruas 2 e 3, no Centro. Esse foi o tema debatido por representantes da Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis e Contabilistas de Rio Claro – Apescc, com o vereador Val Demarchi (DEM).

Em especial, os integrantes da Apescc reclamam da nova exigência a respeito da necessidade de reconhecimento de firma para emissão de certidão negativa de débitos em nome de terceiros.

Como resultado desta reunião, foi protocolado pelo vereador requerimento aprovado pela Câmara Municipal, dirigido ao prefeito João Teixeira Junior, Junino da Padaria, solicitando cópia da norma legal que inovou na exigência de reconhecimento de firma para os cidadãos que necessitam de certidão negativa de débitos em nome de terceiros. Val pede que seja analisada a possibilidade de revogação desta exigência, além disso, que se utilizem de mecanismos para agilização dos serviços colocados à disposição dos cidadãos.

Para Val, a gestão pública deve caminhar no sentido da desburocratização em sua relação com o cidadão como forma de facilitar a vida dos que buscam por seus direitos junto ao poder público. “O Atende Fácil concentra vários serviços à população e como o próprio nome sugere deve facilitar e não complicar a vida do cidadão” – afirma.