- Homenagem, Sessão Solene

Câmara entrega título de Cidadã Rio-clarense para médica Olivia Maria Rogenski Abrão

“Eu nunca fiz nada sozinha. As realizações são frutos de ações coletivas e por isso divido esta honraria com cada pessoa que participou desta minha caminhada”. Com esta frase, Olivia Maria Rogenski Abrão agradeceu o carinho com que foi recebida desde que veio morar em Rio Claro na década de 90. A médica ginecologista recebeu o título de Cidadã Rio-Clarense na noite da última quinta-feira, 22, no Plenário da Câmara Municipal. A homenagem segue Decreto Legislativo de autoria do então vereador João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e iniciativa da vereadora Caroline Gomes Ferreira, a qual fez a entrega da honraria.

A Mesa Principal também contou com as presenças do agora prefeito Juninho da Padaria, vereadores Maria do Carmo Guilherme e Geraldo Voluntário.

Em sua fala, Juninho agradeceu a vereadora Carol Gomes por resgatar seu projeto e enalteceu a homenageada, indicada por ele enquanto vereador. “O mundo precisa de pessoas que sirvam de referência e você é um exemplo para todos nós. Seu trabalho é humanizado, baseado na ética profissional, tratando a todos com carinho, sem distinção”, falou o prefeito.

Em sua fala, Carol resumiu a homenageada como “competente, séria, comprometida e principalmente, no seu trabalho transmite todo o carinho que as mulheres tanto necessitam”. Por conta disso, a vereadora lembrou que esta sessão solene é parte integrante das atividades da 23ª Semana da Mulher. “Quando citamos que gostaríamos que esta solenidade fizesse parte do calendário de eventos, ela foi aceita por todas as mulheres e entidades que participam da Semana da Mulher, isso demonstra como você é querida por todos”, concluiu a vereadora.

Biografia

Olivia Maria Rogenski Abrão nasceu em Campo Mourão (PR), no dia 23 de junho de 1962. Filha de Edisson Jacob Rogenski e de Maria José Scorsato Rogenski, é médica ginecologista. Mudou-se com seus pais para São Paulo em 1970 e se formou em 1979 no Ensino Médio. Fez cursinho em 1980. Ingressou na Unesp, em Botucatu, no ano de 1981 e em 1986 formou-se em Medicina. Foi aprovada e cursou Residência Médica também na Unesp, de 1987 a 1989 e neste mesmo ano, na própria Unesp de Botucatu, foi aprovada em concurso como Médica Contratada. Foi docente na disciplina de Ginecologia de 1990 a 1993. Veio para Rio Claro a convite de Ibrahim Georges Bu-Trus Neto, para início do atendimento de um plano de saúde privado em 1994. Atualmente atende pelos principais planos de saúde e em Rio Claro já realizou mais de 1500 partos.