- Educação, Notícias, Saúde

Inclusão de alimentos orgânicos na merenda escolar é pauta na Câmara Municipal

Além de favorecer a agricultura local, a alimentação orgânica garante aos alunos refeição de melhor qualidade.

Requerimento encaminhado pelo vereador Val Demarchi, solicitando a inclusão dos produtos orgânicos na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino, foi aprovado por unanimidade durante a última Sessão Ordinária (02) realizada na Câmara Municipal de Rio Claro/SP.

A preocupação com a alimentação saudável tem ganhado força ao longo dos anos, já que diversos problemas causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas têm sido relatados pelos órgãos de saúde ao redor do mundo. Diversos estudos demonstram que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e podem provocar, dentre outras coisas, reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.

Val Demarchi salienta os benefícios para saúde e o fortalecimento da zona rural do município ao defender a propositura. “A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais, sem contar o lado econômico, pois é fonte de renda de pequenos e médios agricultores”, explica o vereador.