- Meio ambiente, Mobilidade, Trânsito

Vereador propõe a implantação de bicicletas compartilhadas

O sistema de bicicletas compartilhadas é uma solução eficaz e de baixo custo-benefício para transportar passageiros entre localidades e também ajudam a reduzir o número de veículos particulares nas ruas, desafogando o trânsito e reduzindo as emissões de gases do efeito estufa, ou seja, opção de transporte sustentável, saudável e não poluente.

Pensando nisso, através de requerimento aprovado pela Câmara Municipal o vereador Val Demarchi (DEM) pede para que a prefeitura de Rio Claro estude a possibilidade de implantação deste sistema na cidade. Ele observa que as bicicletas compartilhadas estão presentes nas principais capitais do Brasil e do mundo e o sistema tem se revelado um absoluto sucesso, promovendo sustentabilidade, coletividade, compartilhamento, qualidade de vida e incentivo à prática de exercícios físicos.

De acordo com o vereador, o cidadão rio-clarense já se utiliza da bicicleta cotidianamente para seu deslocamento e o sistema de bicicletas compartilhadas pode ser um incentivador ainda maior para este modelo de transporte sustentável, saudável e não poluente. “Hoje, mais de 400 cidades do mundo têm seus próprios sistemas de bicicletas compartilhadas, e o número desses programas aumenta a cada ano”, ressalta Val.