- Ação Parlamentar, Notícias

Vereadores querem reativar Conselho Antidrogas e implantar rede protetiva

Composta pelos vereadores Ruggero Seron (DEM), Carol Gomes (PSDB), Anderson Christofoleti (MDB) e Geraldo Voluntário (DEM), a Frente Parlamentar de Políticas de Prevenção às Drogas promoveu na terça-feira (22) uma reunião na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social para discutir a criação de uma rede protetiva integrada por diferentes setores do poder público, como forma de implementar um programa efetivo de combate e prevenção às drogas em Rio Claro.

Uma das primeiras propostas da Frente Parlamentar consiste na reativação do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Compad), criado em 2014 pela Câmara Municipal, mas que desde então praticamente não saiu do papel e tampouco realizou alguma ação efetiva.

Os vereadores ressaltaram para a secretária do Desenvolvimento Social Érica Belomi, que a reativação do Conselho Antidrogas é o primeiro passo para promover a integração com as demais secretarias do governo municipal, como as de Saúde, Segurança e Educação. “Dessa forma o município poderá alternativas efetivas para o tratamento, reabilitação e reinserção social do usuário, assim como atuar na prevenção e combate ao tráfico de drogas” – destacam.

Os vereadores que integram a Frente Parlamentar já possuem experiência na luta contra substancias tóxicas, a partir participações em projetos como o Projec – Programa Juventude, Educação e Cidadania (Seron); AJA – Associação Juventude Ativa (Carol); Comunidade Terapêutica Peniel (Anderson) e Projeto Fera (Geraldo). Agora trocam experiências e unem forças para o enfrentamento do consumo de drogas que se alastra entre os jovens.

“Nós da frente Parlamentar, estamos cientes de que a luta contra as drogas não é tarefa fácil. Mas estamos dispostos a batalhar para que possamos extinguir esse mal das ruas e unir forças com outras instituições que compartilham do mesmo objetivo é o melhor caminho”, destacou Seron.

Além de Seron e da secretária Érica, na reunião estiveram presentes o diretor Luiz Alberto Irikura (Segurança), Rafael Favaro (Comunidade Terapêuticas Peniel), Pastor Carlos Roberto (Desafio Jovem), representantes da Fundação Municipal de Saúde e demais setores, além dos assessores parlamentares Murylo César e Elias Custódio, representando os vereadores Carol Gomes e Anderson Christofoleti, respectivamente.