- Mobilidade, Notícias

Decreto Legislativo implanta o Programa Cidade Amiga do Ciclista

Através da publicação feita no Diário Oficial do Município (DOM), 18/5, Rio Claro instituiu o Programa Cidade Amiga do Ciclista através do Projeto Decreto Legislativo de autoria do vereador Luciano Bonsucesso (PR). A ação, detalha o parlamentar, tem como objetivo principal estimular a iniciativa privada e instituições particulares a promoverem e incentivarem seus funcionários e clientes, a utilizarem a bicicleta como meio de transporte sustentável.

Luciano Bonsucesso defende ampliação do uso de bicicletas no município

Na justificativa do decreto, Luciano Bonsucesso salientou que o programa, já adotado em outros municípios com sucesso, possibilita desafogar o trânsito e ampliar a prática de atividade esportiva através da utilização de bicicletas.

“Atualmente, principalmente nos horários de pico, bem como no expediente bancário, congestionamentos ocorrem em vários trechos do sistema viários do município”, comentou Luciano no Plenário da Câmara ao solicitar a aprovação do decreto. “Temos seguramente mais de 150 mil veículos que circulam diariamente pelas nossas ruas”, acrescentou o vereador ao enfatizar que Rio Claro por diversas vezes já foi enfocada pela mídia nacional por suas condições favoráveis para o uso de bicicletas.

Através do programa, Luciano Bonsucesso defende a recuperação das ciclovias já implantadas, com reforço de pintura e colocação de placas de sinalização, bem como a ampliação das mesmas.

O vereador defende, via decreto, a certificação do Diploma Amigo do Ciclista a todas as empresas que apoiarem a iniciativa. Para um controle maior do sistema, detalha Luciano, o município deverá contar com o Cadastro Ciclista Cidadão identificando as pessoas e suas respectivas bicicletas com material adesivo adequado à norma ABNT vigente.

“É preciso motivar as pessoas com relação às práticas esportivas. A utilização de bicicletas, seja na hora de se deslocar para o trabalho, escola ou lazer, aumenta a qualidade de vida das pessoas já que beneficia suas estruturas físicas”, finaliza o parlamentar ao dizer que cabe ao município oferecer estrutura segura e com toda a infraestrutura para que o cidadão tenha confiança em se deslocar com bicicletas.

O Decreto Legislativo 549/18 foi assinado pela Mesa Diretora da Câmara neste mês.