- Mulher, Notícias

Câmara recebe oficinas sobre saúde e desafios para ascensão profissional das mulheres

A Câmara Municipal de Rio Claro recebeu nesta sexta-feira, 08, a Oficina Interlegis “Senado Mulheres nas Casas Legislativas”, um projeto que discute diversos assuntos relacionados às mulheres. O evento foi proposto pela vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB) e contou a presença da senadora Marta Suplicy (MDB).

Dando seguimento aos trabalhos iniciados pela manhã, o período da tarde contou com oficinas ministradas pela Coordenadora da Procuradoria da Mulher, Rita Polli Rebelo, da jornalista da procuradoria da Mulher, Ramila Moura e Cleide Lemos, do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça.

A primeira dinâmica, coordenada por Rita Polli Rebelo, abordou o tema “Saúde da Mulher: Autonomia no Corpo e na Vida”. As mulheres presentes receberam informações técnicas sobre o funcionamento sistêmico do corpo e também foram orientadas a respeito da legislação referente a diretos sexuais e direitos reprodutivos, entre outras iniciativas legislativas na área de saúde.

Ramila Moura

“A intenção é mostrar que as diferenças biológicas no corpo do homem e da mulher são muitas vezes usadas para justificar atitudes de preconceito, discriminação, exploração e abuso no cotidiano”, apontou Rita.

Logo em seguida, com o tema “Desafios para Ascensão Profissional de Mulheres”, Ramila Moura e Cleide Lemos coordenaram a oficina que pautou algumas das dificuldades e desafios encontrados pelas mulheres em seus locais de trabalho. As coordenadoras passaram informações e dicas de como contornar determinadas situações e superar barreiras, que muitas vezes impedem que as mulheres consigam alcançar o sucesso desejado na área profissional.

Cleide Lemos

“Temos que promover a igualdade de gênero no âmbito profissional, auxiliando as mulheres de todas as maneiras possíveis, mostrando que elas também podem exercer cargos de extrema importância”, concluiu Ramila.