- Meio ambiente, Notícias

Modelo adotado em Rio Claro na formação de agentes ambientais ganha espaço na Bacia PCJ

A 3ª Reunião Itinerante do Conselho Fiscal do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, o PCJ, foi realizada na última quarta-feira, 13/6, na Câmara de Hortolândia. Entre os assuntos tratados destaques para mananciais, captação, uso e reuso das águas provenientes da chuva, arborização, saneamento básico, resíduos provenientes da troca de óleo de veículos, horta comunitária, permeabilidade do solo e aquecedor solar.

Presidente do Conselho Fiscal, o vereador Julinho Lopes (Progressistas) apresentou aos representantes das cidades que integram o Consórcio PCJ o trabalho desenvolvido por Rio Claro, dentro do projeto Junho Verde e Azul, onde alunos do ensino fundamental da rede pública após orientações participaram da solenidade de formatura tornando-se agentes ambientais.

“Ao todo, Rio Claro formou 35 agentes ambientais que representam 648 alunos de 22 escolas públicas”, comentou Julinho Lopes. “A construção de um futuro melhor passa por ações como esta. Precisamos ampliar este tipo de atividade para que a médio prazo possam contar com número elevado de estudantes atuando com agentes multiplicadores de informações e de fiscalização nas cidades que compõem a Bacia PCJ”, detalhou o vereador de Rio Claro ao receber apoio dos demais parlamentares presentes na reunião.

Outro assunto que amplamente debatido na Câmara de Hortolândia foi o descarte correto de óleo automotivo por oficinas e empresas similares. Para os vereadores é necessária criar lei específica e condições para que estes locais sejam devidamente fiscalizados para conter infrações e abusos.

No encerramento, o Consórcio PCJ externou aos parlamentares convite para participarem do 1º Encontro Ecoturismo que será realizado no próximo dia 26/6 na sede do Projeto Conservador das Águas, em Extrema (MG).