- Homenagem, Notícias

Trabalho voluntário na advocacia vai ser reconhecido com prêmio na Câmara Municipal

Acaba de ser criado o prêmio Advocacia Cidadã, que reconhecerá as iniciativas “pro bono”, uma expressão em latim que significa “para o bem”, concedido aos profissionais e alunos que mais tenham contribuído para garantir direitos fundamentais aos cidadãos de Rio Claro. Trata-se de um Decreto Legislativo do vereador Luciano Bonsucesso (PR), em parceria com a Comunidade Acadêmica e a luta pelo Direito, bem como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O objetivo maior da premiação é incentivar e possibilitar a atuação voluntária das sociedades de advogados na adoção de ações, comportamentos e iniciativas que promovam o bem-estar da coletividade, qualificando a atuação do setor no mercado de trabalho e junto à sociedade.

“O papel do advogado é indispensável para o funcionamento da sociedade, garantindo a defesa daqueles que têm o seu direito ameaçado ou violado”, pontuou Luciano Bonsucesso. “E a advocacia ‘pro bono’, tem na sua essência o trabalho voluntário, para que cada profissional dedique um número mínimo de horas a essa referida atividade”, concluiu o vereador.

A avaliação será feita por uma comissão julgadora composta por cinco membros da OAB, um membro indicado por cada um dos cursos de Direito localizados no município de Rio Claro e um membro indicado pelo Fórum local.