- Meio ambiente, Notícias

Lixões clandestinos nas áreas de entorno de Ecopontos geram ação parlamentar

Com o encerramento do processo licitatório que definiu a empresa responsável pela coleta de lixo, o município anunciou melhorias como abertura aos domingos e expansão dos Ecopontos. Para Ney Paiva (DEM) as medidas são necessárias mas também cabe ao gestor público atenção especial com os pontos de coleta já existentes.

Após receber informações de moradores de várias regiões da cidade, o vereador esteve nos Ecopontos onde confirmou que as reclamações procedem. “Os arredores dos Ecopontos estão tomados por lixo. O descarte irregular, segundo os munícipes, ocorre principalmente aos domingos. Com a abertura anunciada pela Prefeitura, é possível que este problema reduza”, afirmou.

De acordo com Ney Paiva, o descarte irregular que transformar terrenos baldios em lixões a céu aberto não ocorre somente nas proximidades dos Ecopontos. Em muitos terrenos moradores da vizinhança sofrem por conta desta prática abusiva.

Através de requerimento aprovado por unanimidade pela Câmara, o vereador solicita providências. “Reivindicamos à Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura, que estudos sejam feitos para mapear os pontos críticos de descarte, possibilitar a limpeza dos locais afetados bem como implantar serviço de jardinagem próximos aos Ecopontos”, detalhou o parlamentar.