- Notícias, Segurança

Vereador preocupado com uso do cerol em Rio Claro

O vereador Val Demarchi (DEM) protocolou requerimento junto à Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, com o propósito de intensificar a campanha de conscientização contra o uso de linhas com cerol ou linhas chilenas.

Vereador Val Demarchi (DEM)

O parlamentar também salientou a necessidade de aumentar a fiscalização do comércio e uso do cerol no município, além de preservar a segurança da população, principalmente de motociclistas, com a distribuição de kits para instalação de antenas. O vereador lembrou ainda que as linhas de pipa com cerol ou linha chilena, podem causar sérios ferimentos e até a morte, inclusive Rio Claro já registrou diversos acidentes graves causados por este material.

“Neste período de férias escolares, é comum ver o aumento do número de ocorrências dessa natureza. Para evitar situações de risco, o Poder Público deve intensificar as campanhas de conscientização e a fiscalização contra o uso dessas linhas”, ponderou Val.

Antenas corta pipa garantem a segurança de motociclistas contra as linhas com cerol

As leis estaduais 10.017/98 e 12.192/06, proíbem a comercialização e o uso do cerol e assemelhados. Além disso, a Lei Municipal 4.804/14 dispõe sobre a proibição da comercialização e de uso de cerol ou de qualquer material cortante em linhas ou fios para empinar pipas.