- Homenagem, Notícias

Do Sítio Cachoeirinha para a Agronomia, Enéas Ferguson é homenageado na Câmara

Homenagem a Enéas Ferguson no Plenário da Câmara de Rio Claro

Responsável pela Casa da Agricultura há 36 anos, Enéas Antonio Ferguson recebeu Medalha de Honra ao Mérito da Câmara de Rio Claro na noite da última segunda-feira, 23/7, através do Decreto Legislativo de autoria do vereador Julinho Lopes (Progressistas).

A Mesa Principal também contou com o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), vereadores Geraldo Voluntário (DEM) e Val Demarchi (DEM). Os vereadores Adriano La Torre (Progressistas) e Seron do Proerd (DEM) participaram da solenidade.

Natural de Itirapina, Enéas Ferguson teve a sua vida pessoal e trajetória profissional retratada no Plenário do Legislativo. Emocionado, recordou-se da infância no Sítio Cachoeirinha e da caminhada educacional que o levou até a Casa da Agricultura.

“A Agronomia nunca vai sair de mim!”, afirmou o homenageado que caminha para a aposentadoria após mais de três décadas de serviços prestados à comunidade como servidor público estadual. “Agradeço a Câmara, através do Julinho Lopes, pela medalha. Após tantos anos de trabalho posso afirmar que apenas o coletivo constrói. Precisamos de mais união para que bons projetos possam se tornar realidade”, pontuou.

Para Julinho Lopes, a Câmara presta justa homenagem ao profissional que ajudou a aperfeiçoar as práticas agrícolas por meio de técnicas e tecnologias em favor de uma otimização da produção.  “A medalha de Honra ao Mérito simboliza todo o esforço deste profissional cujo nome está marcado na história da agricultura da nossa cidade”, assinalou o vereador.

Biografia – Nasceu em Itirapina em 5 de fevereiro de 1958. Filho de Anson Ferguson e Wirma Aparecida Wolf Ferguson tem duas irmãs e um irmão. É casado com a Ana Maria Alves de Gões com quem tem os filhos Thiago Ferguson e Thales Ferguson que lhe deram quatro netos.

Em 1980 formou-se em Agronomia pela Faculdade Manoel Carlos Gonçalves em Espírito Santo do Pinhal. Em 1981 lecionou Noções Básicas de Agricultura e Zootecnia em diversas escolas dos municípios de Rio Claro e Itirapina. No ano seguinte, 1982, foi admitido na Casa da Agricultura de Itirapina e em 1984 assumiu a Chefia da Casa da Agricultura de Rio Claro, local que permanece até hoje.

Integrou a Comissão Orgânica do Estado de São Paulo, participou de experiência internacional na França com a Fundação Mokiti Okada. Em 2002 participou de curso denominado “Especialização em Fruticultura”, realizado no Chile.

Durante todos esses anos realizou grande contribuição na área ambiental com plantio de diversos tipos de árvores junto a Secretaria Municipal de Educação, ONGS, Grupos de Escoteiros e Rotary.

Ministrou cursos e palestras de “Ervas Medicinais” no Sesi, Colégio Koelle, Escola Puríssimo Coração Maria e outras escolas estaduais. Integrou a Associação Amigos do Horto Florestal durante anos.  A frente da Casa da Agricultura presta assistência aos produtores rurais de Rio Claro e região. Emite laudos, orientações técnicas, assessora nos projetos e financiamentos junto aos bancos e nos plantios de árvores.