- Comunidade, Notícias

Articulação política garante sanitários aos usuários da rede bancária em RC

Hernani Leonhardt autor do projeto que determina aos bancos disponibilizarem sanitários aos clientes

A dificuldade das pessoas que acessam a rede  bancária, diariamente, para pagamentos diversos ou recebimentos, no que diz respeito às necessidades pessoais chegou ao fim. A informação é do vereador Hernani Leonhardt (MDB) autor do projeto aprovado na Câmara Municipal que resultou na Lei Municipal 5226 sancionada no último dia 17/7 pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.

A nova lei estabelece que “ficam obrigados os bancos privados no município de Rio Claro a instalarem, em suas dependências, banheiros masculinos e femininos, inclusive com dependências próprias para as pessoas com deficiência, necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, para uso dos clientes e demais usuários da agência”.

Indagado o que motivou a apresentação do projeto no Legislativo, Hernani explica que a ideia surgiu de uma experiência própria em que presenciou um senhor solicitando para usar o banheiro e naquela ocasião sendo informado pelo vigilante que a agência não dispunha de banheiros para clientes.

Hernani recorda-se, ainda, que na década de 80, seu pai, o ex-vereador José Carlos Leonhardt apresentou projeto semelhante. “Na época, por motivos que desconheço, o projeto foi arquivado. Retomei essa luta e já no meu segundo ano de mandato consegui aprovar essa lei, tão importante para a população”, pontua o vereador.

Na Câmara, ao justificar a apresentação da proposta, Hernani ressaltou que em dias de pico o atendimento bancário é demorado o que leva as pessoas a permanecerem mais de uma hora dentro das agências. “É no mínimo razoável que as agências disponibilizem banheiros para seus clientes, por ser um serviço básico”, disse o parlamentar.