- Notícias, Saúde

Atuação parlamentar garante melhor estrutura de atendimento aos trabalhadores

Em poucos meses o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) será contemplado com uma nova sede em Rio Claro. Isso foi possível graças à atuação política do vereador Val Demarchi (DEM), com o apoio do gerente da unidade em Rio Claro, César Augusto Borgi, junto ao prefeito João Teixeira Jr, o Juninho da Padaria. O novo local, o prédio onde funcionou a Fundação Ulysses Guimarães, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM), terá cerca de 400 metros quadrados, o dobro do prédio atual, que fica na Avenida 9, no Centro.

O Cerest atende 10 municípios da região, é um serviço especializado em saúde dirigido a todos os trabalhadores com suspeita ou portadores de doenças relacionadas ao trabalho, do mercado formal (com carteira assinada ou não), do mercado informal, autônomos, funcionários públicos, desempregados, aposentados em áreas urbanas ou rurais. Nele, são prestados os serviços de atendimento médico, enfermagem do trabalho, fisioterapia individual, terapia ocupacional, psicologia, fonoaudiologia e grupos terapêuticos.

Esta mudança, além de melhor acomodar os serviços do Cerest, irá gerar uma economia mensal de R$ 4 mil aos cofres públicos. “Esse novo imóvel possui uma estrutura maior, melhor e mais adequada às atividades e serviços oferecidos pelo Cerest, acreditamos que é um grande passo que o município dá para aumentar a qualidade dos atendimentos aos trabalhadores”, avalia Val Demarchi.

Participaram da reunião os representantes dos sindicatos da construção civil, servidores municipais, bancários, comércio, químicos, metalúrgicos, motobóis, motofretes, conselho municipal de saúde e vigilância sanitária.