- Sessão Solene

Homenagem a José Franco retrata início difícil na roça ao êxito no esporte e comércio

“Ele dormia em um estábulo com o sonho de um dia realizar o sonho de ter a casa própria. Não desistiu diante dos desafios e com muitas dificuldades venceu na vida”. A frase do filho André resumiu a trajetória do esportista e comerciante José Franco homenageado pela Câmara Municipal com a entrega de título de Cidadão Rio-Clarense na noite de quarta-feira, 15/8.

Vereador Julinho Lopes, José Franco e o secretário de Esportes e Turismo Ronald Penteado

Familiares e amigos estiveram presentes no Plenário na solenidade presidida pelo autor da homenagem vereador Julinho Lopes. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, foi representado pelo secretário municipal de Esportes e Turismo (Setur) Ronald Penteado. A Mesa Principal contou também com do gestor da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena) Eduardo Goulardins e deputado estadual Aldo Demarchi.

Homenagem ao comerciante e esportista José Franco no Plenário da Câmara Municipal

“Estamos diante de um homem que conhece as dificuldades da vida”, comentou Julinho Lopes. “Visionário, desde a época que tinha uma quitandinha sempre foi inquieto, atento às grandes oportunidades. Hoje, projeta o nome de Rio Claro para todo o país através da sua empresa, a Pisos Nice”, acrescentou o parlamentar ao dizer que no Esporte também é destaque ao ajudar muitos atletas ao longo dos anos.

“Uma história de vida exemplar”, disse Ronald Penteado ao parabenizar a Câmara por homenagear José Franco. “Batalhador, construiu uma linda família aqui em Rio Claro, projetou-se no mundo dos negócios como vencedor e no Esporte prolifera amigos por onde passa”, disse o titular da Setur ao enfatizar que a história do Cervezão se divide entre antes e depois de Zé Franco em vários aspectos.

Histórico

Natural de Araras, filho de Manoel e Joana Teodoro Franco, é casado com Cleonice Francisca de Andrade, pai de Adalberto, Márcio, Reginaldo, André, Nívea e Emanuel. Com apenas dois anos mudou-se para Ajapi época que sua família buscava emprego na zona rural.

Iniciou sua vida profissional muito cedo em granjas e na agricultura. Trabalhou também no setor industrial nas empresas Vargas em Limeira e em Rio Claro na Tigre S.A, como operador de máquinas.

Estabeleceu comércio de laranjas em sua quitanda no Cervezão por oito anos. Vislumbrou no comércio de pisos e revestimentos, uma atividade promissora e assim o fez, como grande desafio de sua vida. Iniciou o trabalho nesse ramo como representante e com uma perua vendia pisos e revestimentos em toda a região. Após algum tempo resolveu estabelecer negócio próprio e independente.

Há 28 anos está à frente do Pisos Nice, estabelecimento comercial sólido e conceituado de nosso município, localizado na bairro do Cervezão, que conta com amplo quadro de funcionários diretos, além da colaboração de seus familiares.

José Franco não é apenas um comerciante bem sucedido possui grande contribuição na área social e esportiva, auxilia incansavelmente pessoas carentes e também, é um grande incentivador do esporte amador.