- Homenagem, Notícias

Com placa na final do Campeonato Amador e título de Cidadania, Jurandir Zacharias recebe homenagens

A trajetória vitoriosa de Jurandir Zacharias foi retratada no último domingo, 9/9, em homenagens realizadas no Estádio Municipal Augusto Schmidt Filho, o Schmidtão, e na sede da Sociedade Tamoyo. Acompanhado da esposa Jaíra, das filhas Andréa e Angélica, genro e netos, o ex-atleta não conteve emoção diante dos aplausos.

No Schmidtão, Liga Municipal de Futebol e Secretaria Municipal de Esportes e Turismo homenagearam Jurandir Zacharias

Natural de Jundiaí, Jurandir tem seu nome gravado na história do Paulista de Jundiaí, onde integrou equipe campeã que garantiu o acesso à Divisão Principal no final da década de 60. Atuou também pelo Ituano, XV de Piracicaba, Rio Claro e Internacional de Limeira. Zagueiro notável, foi excelente marcador de craques como Ademir da Guia, Pedro Rocha e até mesmo o Rei Pelé. Encerrou a carreira em 1978 e no início da década de 80 disputou o Campeonato Amador de Rio Claro, cidade em que mora até hoje. Na década de 90 também presidiu a Sociedade José do Patrocínio e por muitos anos desfilou na Grasifs – A Voz do Morro.

A Liga Municipal de Futebol (LMF) e a Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur) definiram o nome de Jurandir Zacharias como homenageado da Série Ouro do Campeonato Amador, que encerrou-se no último domingo, 9/9.

Ao entregar a placa, o titular da pasta da Setur Ronald Penteado agradeceu ao homenageado pelos serviços prestados à comunidade bem como ao esporte. “Por onde passou, o Jurandir multiplicou amigos. Pai de família exemplar e atleta consagrado no futebol. Hoje, aqui, prestamos uma justa homenagem”, disse o secretário ao entregar a placa ao homenageado junto com o presidente da LMF Geraldo Arasso. Também participaram da homenagem os vereadores Julinho Lopes e Adriano La Torre, ambos do Progressistas.

Encerrada a atividade no Schmidtão, Zacharias e seus familiares estiveram na Sociedade Tamoyo, onde foi realizada solenidade para a entrega do título de Cidadão Rio-Clarense. A homenagem entregue pelo vereador Rafael Andreeta segue Decreto Legislativo de autoria do ex-vereador Valdir Andreeta que também compareceu para homenagear o ex-atleta.

“Em 2010, a Câmara aprovou a homenagem e hoje estamos diante de uma coincidência positiva já que estamos na Sociedade Tamoyo para fazer a entrega do título de Cidadania e pela manhã o Jurandir foi homenageado na final do Campeonato Amador”, comentou Valdir Andreeta.

Para Rafael, a trajetória do homenageado seja no futebol ou na sociedade, fala por si só. “Ele nasceu em Jundiaí mas é cidadão rio-clarense há muito tempo. Esta placa apenas materializa o título que a nossa comunidade já concedeu ao Jurandir há anos”, disse o vereador.

Encerrada a solenidade, Jurandir participou de almoço na Sociedade Tamoyo organizado por amigos que se reúnem no Grupo Reencontro. “Eu gostaria de agradecer a todos pelas homenagens. Cada um de vocês faz parte da minha história”, enfatizou. Presidente do diretório municipal do PTB, Tu Reginato também participou da solenidade.