- Notícias, Saúde

Parlamentar defende a ampliação de expediente nas Unidades de Saúde

Parlamentar defende a ampliação de expediente nas Unidades Básicas de Saúde

Descentralizar o atendimento em parte do período noturno para desafogar as filas nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs – que funcionam na Avenida 29, no bairro do Estádio e no Cervezão. A medida defendida por Ney Paiva (DEM), através do Requerimento 3058/18, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, sinaliza para o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) até às 20 horas.

De acordo com o parlamentar, atualmente as UBS funcionam até às 16 horas em diversos pontos da cidade. “Com o horário ampliado até às 20 horas, as UBS terão condições de atender os casos de atenção primária que hoje deslocam-se para as UPAs”, analisa o vereador.

A seu ver, com o novo horário das UBS, seriam encaminhados para as UPAs os casos considerados mais graves. “Temos de buscar alternativas para que a comunidade possa ser atendida em locais mais próximos de suas casas bem como conter as filas nas unidades de pronto atendimento”, acrescenta o parlamentar.

Ainda no requerimento, Ney Paiva sinaliza que o objetivo da UBS é atender o maior número de pessoas da região em que está instalada para a solução dos problemas de saúde e desta forma descentralizar o atendimento. “Nas UBS, usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS, podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas, coletar exames laboratoriais, além de buscar encaminhamentos para especialidades, entre outros serviços”, completa o vereador.