- Homenagem, Notícias

Estudantes participam de premiação do Campeonato de Xadrez na Câmara

Alunos que participaram do Campeonato Estudantil de Xadrez lotaram o Plenário da Câmara Municipal

Alunos das redes municipal e particular de ensino estiveram no Plenário da Câmara Municipal na noite de quinta-feira, 8/11, onde foi realizado o encerramento do Campeonato Estudantil de Xadrez. Na ocasião, foram entregues as Medalhas de Mérito Enxadristas do Ano e os Troféus de Mérito às escolas com melhor pontuação no quadro geral da competição.

A Mesa Principal presidida por Adriano La Torre (Progressistas), autor do Decreto Legislativo 548/18 que estabeleceu a premiação, contou ainda com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria e: Alexandre Contato Colagrai, que representou o secretário municipal de Esportes e Turismo (Setur) Ronald Penteado; Maria Auxiliadora Shimoneck, do Colégio Objetivo; Mônica Cristina Castro Ferreira, coordenadora do Ensino Fundamental I; Marina Donato Crepaldi, do Colégio Dom Bosco; Milena Simão, da escola municipal Luiz Martins Rodrigues Filho; Cláudia Biazon, da Escola Nazarena; Gustavo Pulzi Paiva, do Colégio Claretiano e o coordenador do Projeto Mirim de Xadrez de Rio Claro, Valdomiro Alves Lopes.

La Torre parabenizou os educadores representantes das sete escolas participantes do campeonato, os alunos que se empenharam e a Prefeitura de Rio Claro, através da Setur, pelo apoio. “Estes estudantes além de desenvolver o raciocínio através da prática do xadrez promovem a integração das escolas”, comentou o parlamentar. “Aos professores deixo meu agradecimento por contribuir na formação das pessoas que encontram-se nesta fase importante da vida”, assinalou.

Para Juninho da Padaria, a prática do xadrez retrata o esporte de inclusão que possibilita ampliar o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens afastando-os dos perigos que infelizmente existem na caminhada da vida. “A presença das famílias aqui lotando o Plenário demonstra a importância desta atividade e a atenção que vocês pais dão aos seus filhos, parabéns a todos”, sinalizou o prefeito.

Coordenador do Departamento de Xadrez da Setur, Marcos Antônio Lopez agradeceu a confiança dos pais e disse: “Aqui estamos diante de vencedores. Professores e alunos juntos, através do xadrez, ampliam o aprendizado repassado diariamente nas salas de aulas”, disse o professor Marcos. “É muito gratificante participar desta noite festiva onde a premiação é o ponto alto do esforço de cada um de vocês, parabéns!”, completou.

A classificação final, por escolas, na temporada 2018 foi a seguinte: 1º) Colégio Objetivo; 2º) Colégio Koelle; 3º) Colégio Dom Bosco; 4º) Projeto Mirim de Xadrez de Rio Claro; 5º) EM Professor Luiz Martins Rodrigues Filho; 6º) Escola Nazarena e 7º) Colégio Claretiano.

Os campeões individuais por categoria foram: Lucas Martins Cecarelli Perdigão, Egrégio, Sub-6 masculino; Lívia M. Marteli, Colégio Objetivo, Sub-8 feminino; Enrico Vieira Belotto, Colégio Objetivo, Sub-8 masculino; Ana Luisa Pinheiro Camargo, Colégio Objetivo, Sub-10 feminino; Pedro Manir Schrank, Colégio Dom Bosco, Sub-10 masculino; Vitória Borin Simões, Colégio Koelle, Sub-12 feminino; Caio Joia Duque, Colégio Dom Bosco, Sub-12 masculino; Maria Clara Fernandes de Oliveira, Colégio Objetivo, Sub-14 feminino; Victor Trevisan de Lima, Colégio Koelle, Sub-14 masculino; Giulia Beatriz Manuel, Colégio Objetivo, Sub-16 feminino e Kauê Vinicios da Silva, Projeto Mirim de Xadrez, Sub-16 masculino.