- Ação Social, Notícias

Vereador busca regularização para carroceiros

O vereador Ruggero Seron (DEM) esteve em reunião com a diretora do Departamento de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Giselle Pfeifer, para discutir a situação dos carroceiros na cidade de Rio Claro.

O objetivo da reunião, que também contou com a participação dos secretários Ricardo Gobbi (Meio Ambiente) e Érica Belomi (Desenvolvimento Social), foi definir uma proposta para legalizar as atividades dos carroceiros, melhorar as condições de trabalho e auxiliar no cuidado dos animais.

Para melhoria da função exercida, será feito o emplacamento das carroças para que os animais recebam assistência veterinária. A Secretaria de Meio Ambiente realizará o cadastramento e registro do número das placas, possibilitando a fiscalização a fim de evitar que carroceiros façam descartes fora dos Eco Pontos.

Seron afirma que o cadastramento e emplacamento são o primeiro passo da parceria entre a Prefeitura e os carroceiros. “A nossa ideia é apoiá-los, porque são agentes importantes na limpeza da cidade”, salientou o parlamentar ao lembrar que os carroceiros são responsáveis por recolhimento de 20% dos entulhos da cidade.

O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Gobbi, afirma que a medida está alinhada a defesa dos animais. Com a fiscalização será possível evitar o trabalho excessivo dos animais, assim como maus tratos. Gobbi também diz que com a averiguação da situação dos carroceiros, a Prefeitura terá meios de realizar ações para melhoria da qualidade de vida para os condutores e animais.

A Secretaria de Meio Ambiente será responsável pelo cadastramento, emplacamento das carroças e vacinação dos animais. Os carroceiros que estiverem fora das normas terão os animais e carroças apreendidos, além de recebem a cobrança de uma taxa. Denúncias podem ser feitas pelos telefones (19) 3522-1997 e (19) 3522-1980.