- Direito Animal, Notícias

Vereadora destaca apoio de deputado e união de esforços por Castramóvel

Com recurso no valor de R$ 120 mil, fruto de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Izar, por intermédio da vereadora Maria do Carmo Guilherme, a prefeitura de Rio Claro agora conta com um veículo preparado para o transporte de animais e para a realização de cirurgias de castração em cães e gatos.

Apresentado na manhã dessa sexta-feira (21), em frente ao Paço Municipal, o Castramóvel irá facilitar o acesso ao serviço atualmente oferecido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Ao lado do vereador Geraldo Voluntário, o presidente da Câmara André Godoy destacou o empenho de Maria do Carmo para que Rio Claro pudesse contar com esse novo serviço, bem como o trabalho do prefeito Juninho da Padaria para regularização da situação financeira do município, possibilitando a destinação de recursos através de emendas parlamentares.

“Levou cerca de quatro anos para conseguirmos porque não existia dotação orçamentária necessária. São apenas 50 castramóveis em todo o Estado de São Paulo e fomos contemplados. Agradeço ao prefeito, à Câmara Municipal, ao secretário Ricardo Gobbi (Meio Ambiente) e principalmente à diretora Giselle Pfeifer (Departamento de Proteção Animal), incansáveis nessa batalha, além de todas as protetoras de animais”, disse a vereadora Maria do Carmo.

Rio Claro conta com o serviço de castração gratuita que é feito pelo Centro de Controle de Zoonoses e uma das dificuldades identificadas é o não comparecimento nas cirurgias já agendadas. “Com o Castramóvel esperamos diminuir as faltas, pois há muitas pessoas que agendam os horários para levar seus animais e não comparecem no dia e horário marcados”, comentou o secretário municipal de Saúde, Djair Claudio Francisco.

O Castramóvel possui ar condicionado, pias com água corrente, local de recuperação para os animais ficarem antes e depois da cirurgia, além de mesa de cirurgia.