- Homenagem

Câmara entrega Medalhas de Honra ao Mérito às Mulheres Destaques do Ano

A programação especial de Rio Claro alusiva ao Dia Internacional da Mulher teve seu ponto alto no Plenário da Câmara Municipal na noite da última terça-feira, 12/3. A solenidade para entrega das Medalhas de Honra ao Mérito às Mulheres Destaques do Ano possibilitou aos parlamentares retratarem histórias das personalidades que não se curvam diante de obstáculos em prol da construção de uma cidade cada vez melhor. Neste ano, o tema da programação é “Mulher – A Essência da Vida”.

A solenidade presidida por Maria do Carmo Guilherme (MDB) contou na Mesa Principal com os vereadores Carol Gomes (PSDB), Ney Paiva (DEM), e Adriano La Torre (Progressitas), comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar tenente-coronel Luiz Roberto Moreira Filho, secretária municipal de Desenvolvimento Social Érica Belomi que representou o prefeito Juninho da Padaria e Rita Helena Maquinaiti Manso do Fundo Social de Solidariedade que na ocasião representou a primeira-dama Paula Silveira Costa.

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores: Val Demarchi (DEM), José Pereira dos Santos (PTB), Rafael Andreeta (PTB), Luciano Bonsucesso (PR), Ruggero Seron (DEM), Paulo Guedes (PSDB), Thiago Yamamoto (PSB), Yves Carbinatti (PPS), Geraldo Voluntário (DEM)  e Julinho Lopes (Progressitas). Os vereadores Anderson Christofoletti (MDB), Hernani Leonhardt (PTB), André Godoy (DEM) e Irander Augusto (PRB) foram representados por seus respectivos assessores.

“Trata-se de um momento único dentro da programação comemorativa da Semana da Mulher. Anualmente, aqui, no Plenário da Câmara temos a oportunidade de parabenizar todas as mulheres da nossa cidade através das indicações feitas pelos vereadores”, comentou Maria do Carmo que ao lado de Carol Gomes é responsável pela organização das atividades. “É uma honra poder homenagear essas mulher guerreiras que não não medem esforços para atingir seus objetivos”, completou Carol.

As homenageadas deste ano foram:

Florisa Camargo Guilherme, aos 103 anos e quatro meses de vida, trabalhou como costureira por 35 anos, estudou na escola Joaquim Ribeiro. Integra a Igreja Presbiteriana e faz parte do Grupo da Melhor Idade Conviver. É chamada carinhosamente de Tia Isa. Indicada pela vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB).

Maria Aparecida Felisbino de Almeida Norberto, natural de Rio Claro, é servidora pública municipal efetiva no cargo de Contadora na Fundação de Saúde onde atualmente responde pela gerência de Gestão Contábil, Financeira e Orçamentária. É graduada em Economia, pós-graduada em Administração Financeira e Técnica em Contabilidade. Formada em francês pela Aliança Francesa de Campinas e em inglês pelo CCAA. Indicado pelo vereador Irander Augusto (PRB).

Adriana Vieira Cerri, natural de São Paulo, cursou Magistério na Escola Joaquim Ribeiro e hoje atua como taxista e possui comércio no Jardim Inocoop. Trabalha há 19 anos de forma voluntária com oração voltada para a cura auxiliando famílias crianças. Indicada pelo vereador Luciano Bonsucesso (PR).

Cleri de Oliveira Rosa, natural de Rio Claro, trabalhou mais de 15 anos como empregada doméstica e hoje em dia atua como revendedora de produtos cosméticos e na área da alimentação. Participa das atividades da escola de samba Grasifs – A Voz do Morro. Indicada pelo vereador Geraldo Voluntário (DEM).

Carmem Cordeiro Rodrigues, natural de Rio Claro, há 40 anos frequenta a Igreja do Evangelho Quadrangular Catedral da Benção. Faz parte do grupo Mensageiros do Lar que realiza visitas a hospitais, ao auxílio e acompanhamento de famílias. Indicada pelo vereador Anderson Christofoletti (MDB).

Diva Aparecida Martins Cassola, natural de Rio Claro, professora aposentada com formação em Pedagogia. Fundadora, ao lado do seu marido Alcides Cassola, da Associação Educativa de Proteção Animal (AEPA). Trabalha com guarda responsável. Cuida diariamente de 45 cães e é responsável por outros 60 animais. Indicada pelo vereador Val Demarchi (DEM).

Keila Fernanda Pinto de Oliveira, natural de Rio Claro, é integrante da Paróquia São José Operário, realiza trabalho de evangelização como ministra da Eucaristia e catequista com o objetivo de ajudar o próximo. Indicada pelo vereador Paulo Guedes (PSDB).

Luciene de Oliveira Pinto, natural de Mogi Guaçu, formou-se em Contabilidade. Encontrou a verdadeira vocação na área da segurança pública e através de concurso público passou a integrar a Guarda Civil Municipal. Indicada pelo vereador Adriano La Torre (Progressistas).

Maria Luíza Calixto, mulher guerreira, nunca mediu esforços para criar seus oito filhos. Trabalha com recicláveis há 16 anos recolhendo diariamente materiais nas ruas. Indicada pelo vereador Ney Paiva (DEM).

Maria Alzira da Silva, natural de Igarapava (SP), atuou na área da Educação há 29 anos, destes 14 anos na Escola Odilon Corrêa. Professora Alzira, como é conhecida, escolheu a arte de ensinar por amor à profissão. Indicada pelo vereador José Pereira dos Santos (PTB).

Maria Rosa Guastalli, natural de Tupi Paulista (SP), a homenageada conta com comércio no Jardim Novo Wenzel. Colabora com atividades sociais junto à associação de moradores do bairro. Sua empresa gera 22 empregos. Indicada pelo vereador Rafael Andreeta (PTB).

Mirian Beatriz Ferreira Pieroni, graduada em Psicologia e pós-graduada em Análise Existencial e Iogoterapia Clínica. É atuante na Pastoral Carcerária no Centro de Ressocialização de Rio Claro. Atua na projeto Reforma Além das Paredes através do Sistema Estadual de Métodos para Execução Penal e Adaptação Social do Recuperando. Indicada pelo vereador Thiago Yamamoto (PSB).

Odete Marques Costa, em Rio Claro há 17 anos, tecnóloga de Recursos Humanos e voluntária por vocação, presta serviços na Santa Casa de Misericórdia entre eles, o projeto Quadradinhos de Amor onde são confeccionadas mantas de lã e crochê para doação a idosos e bebês. Indicada pelo vereador Yves Carbinatti (PPS).

Paula Almeida Alves, natural de Rio Claro, ingressou na Polícia Militar em 2004. Trabalhou nove anos em Osasco antes de ser transferida para o 37º Batalhão. Em 2010 graduou-se em Bacharel de Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Indicada pelo vereador Ruggero Seron (DEM).

Rosângela Marques Nogueira, natural de Rio Claro, a pastora é uma das responsáveis pela fundação da Igreja Evangélica Pentecostal Providência de Deus. Conta com trabalho junto aos grupos da igreja Asas de Adoração. Indicada pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas).

Tânia Mara Ferraz de Campos Ganzarolli, integra a Igreja Batista do Calvário. Desenvolve trabalho missionário em Rio Claro no qual faz oração e aconselhamentos. Além desse trabalho,  ajuda comunidades carentes da cidade com distribuição de cestas básicas. Indicada pelo presidente da Câmara André Godoy (DEM).

Maria Izabel Ribeiro Provasi é professora de Línguas e atualmente trabalha com aulas particulares de inglês. Após problema de saúde, passou a integrar o Grupo de Assistência à Criança com Câncer, o GAAC, que preside há três anos. Indicada pela vereadora Carol Gomes (PSDB).

Marina de Lourdes Capp (in memorian ), faleceu na última segunda-feira, 11/3, na véspera da homenagem que receberia na Câmara Municipal. Foi representada pelo seu filho José Luiz Capp Filho que é funcionário do Legislativo. Mulher guerreira que trabalhou duro na zona rural. Indicação de Hernani Leonhardt (MDB).