- Ação Parlamentar

Câmara de Rio Claro fortalece parceria com Interlegis e mira capacitação

O presidente da Câmara Municipal de Rio Claro (SP), André Godoy (DEM), visitou o Programa Interlegis para retomar os contatos com a instituição, com o objetivo de levar ações de capacitação para a casa legislativa. Reeleito para o biênio 2019/2020, Godoy teve a oportunidade de recepcionar, no ano passado, um evento promovido pelo Interlegis, em parceria com outros órgãos do Senado, na ocasião, uma oficina voltada às mulheres.

André Godoy pretende também retomar atividades da Escola do Legislativo.

“Agora, queremos multiplicar estas atividades; por isso viemos para ver, neste contato, quais opções poderemos levar para a nossa Câmara, como por exemplo, desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, gratuitas e abertas aos cidadãos e servidores públicos” – disse ele, que estava acompanhado do vereador Adriano La Torre (Progressistas).

Uma das ideias é reforçar a Escola do Legislativo. Neste sentido, Dalva Dutra, da área de eventos do Interlegis, que recebeu os vereadores, sugeriu o contato com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), que é presidida por um ex-funcionário do Senado, Florian Madruga, que atualmente presta serviço voluntário à instituição.

Dalva Dutra também mostrou aos vereadores o leque de produtos e serviços que o Programa Interlegis tem a oferecer – todos disponibilizados gratuitamente – para a Câmara. No caso de Rio Claro, embora possua convênio com o Programa, ela apenas utiliza o chamado domínio do Legislativo na internet (.leg.br). Entre eles, há o Portal Modelo para internet, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), o e-Democracia, o e-mail legislativo e uma série de Oficinas em áreas como Cerimonial, Marcos Jurídicos, Licitação e Contratos, Câmara Verde, entre outros.