- Educação, Notícias

Alunos recebem cursos sobre a importância do Meio Ambiente no Lago Azul

A educação ambiental é fundamental para que as pessoas conheçam a importância da sustentabilidade para o futuro das próximas gerações.

Alunos recebem cursos sobre a importância do Meio Ambiente no Lago Azul

Por conta disso, o vereador Cabo Seron (DEM), as secretarias de Educação e Meio Ambiente, através dos profissionais Edison Andrade, coordenador de Educação Ambiental e Leonardo Andrade, gerente de Meio Ambiente e alunos da Unesp, campus de Rio Claro, firmaram parceria para oferecer aulas sobre meio ambiente na Sala Verde no Lago Azul, como por exemplo, a adoção de práticas ecologicamente corretas e o incentivo ao uso moderado dos recursos naturais.

No Brasil, a educação ambiental é lei desde 1999. Todas as escolas têm o dever de ensinar métodos de preservação, bem como incentivar processos de reciclagem e conscientizar os alunos sobre a importância de usar os recursos naturais de maneira equilibrada.

Valores sociais, habilidades, competências, métodos e conhecimentos são os pilares da educação ambiental. Além disso, a valorização de uma sociedade que sabe conciliar evolução tecnológica, de produtos e serviços com a demanda de consumo, sem afetar o meio ambiente.

Seron, que também é instrutor do Projec (Programa Juventude Educação e Cidadania), destaca a proposta das aulas: a construção de um mundo que possa consumir sem destruir a natureza e seus recursos naturais. “O desenvolvimento humano deve respeitar o ambiente em que está inserido, a questão ambiental está em alta por uma razão simples, a necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação”, afirma o vereador.

O curso será oferecido aos alunos da rede pública que frequentam as aulas do Projec.