- Educação, Homenagem, Mulher, Saúde

Câmara homenageia alunas da UNESP premiadas em congresso internacional

A Câmara Municipal de Rio Claro, aprovou na sessão ordinária da última segunda-feira, 27/05, uma moção de congratulações e louvor para a aluna de graduação em Farmácia e Bioquímica Carolina Falaschi Saponi e a rio-clarense Nathália Vieira dos Santos, doutoranda do programa de pós-graduação em Biociência e Biotecnologia, ambas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP.

Pesquisa de alunas da UNESP é premiada em congresso internacional.

A moção proposta pelo vereador Hernani Leonhardt (MDB), tem o intuito de homenagear as estudantes que foram premiadas recentemente no 8º Congresso Internacional em Líquidos Iônicos, realizado em Pequim, China, entre os dias 13 e 17 de Maio de 2019.

A pesquisa sobre “Efeito protetivo de líquidos iônicos na estabilidade da Proteína Verde Fluorescente (GFP) em agentes desnaturantes” foi premiada pela ACS Sustainable Chemistry & Engineering como uma das 4 melhores apresentações de pôster, durante o evento.

O trabalho realizado pelas alunas encontrou compostos químicos capazes de aumentar a estabilidade e conferir proteção à GFP, proteína utilizada como biosensor e biomarcador. Atualmente, diversas biomoléculas com ação terapêutica ou uso diagnóstico tem sido identificadas e produzidas, mas grande parte delas não pode ser utilizada clinicamente pois são instáveis em condições de estresse. Ao identificar compostos químicos que protejam essas biomoléculas (particularmente proteínas), espera-se melhorar e ampliar suas aplicações comerciais e clínicas.