- Notícias, Segurança

Guarda Municipal aprimora técnicas de patrulhamento e abordagem na ROTA

“A integração das forças de segurança pública só ocorre de forma eficaz a partir do momento em que o trabalho de capacitação dos profissionais entra na escala de prioridades dos gestores públicos”. Com essa fala, o vereador Seron do Proerd (DEM), também conhecido como Cabo Seron, agradece o apoio e atenção da Polícia Militar que através da ROTA (Rondas Extensivas Tobias de Aguiar) realizou treinamento para a Guarda Civil Municipal de Rio Claro na última quarta-feira, 29/5.

Vereador Seron do Proerd solicitou apoio da ROTA para treinamento de guardas municipais

O treinamento segue solicitação feita pelo Cabo Seron que motivou a parceria entre o governo paulista e a Prefeitura de Rio Claro. Nesta primeira etapa, 16 guardas municipais estiveram na capital paulista onde receberam instruções do Sub Tenente Jerry que é o responsável pelo Gabinete de Treinamento da ROTA.

As ações consistiram em técnicas de abordagem, conduta de patrulha e incursão tática. “Os guardas municipais puderem ser treinados pela elite da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, comenta o Cabo Seron. “O objetivo é ampliar o conhecimento para que a nossa cidade possa contar cada vez com profissionais bem preparados na área da segurança pública”, acrescentou o parlamentar.

O vereador agradece também a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil pelo apoio à iniciativa e entende que novas turmas podem ser formadas para da mesma forma receber os treinamentos no Batalhão da ROTA em São Paulo. O Capitão Virgilio, em São Paulo, sinalizou positivamente para a possibilidade.

“A escalada da violência só pode ser contida com trabalho de qualidade por parte da polícia. Aqui, estamos alinhando a nossa Guarda Municipal com o que existe de mais atual na área de patrulhamento e abordagem”, completou o Cabo Seron.