- Criança e Adolescente, Notícias

Exercício da Cidadania precisa ser tema permanente com jovens

“É preciso desde cedo ter consciência de que no dia a dia as pessoas têm direitos e deveres”. Com essa fala, o vereador Luiz Rossini (PV) deu início à palestra intitulada “O que é cidadania e qual meu papel nesse processo?”. A atividade no Plenário da Câmara de Campinas, realizada na manhã da última segunda-feira, 5/7, foi coordenada pela Escola do Legislativo daquela cidade, a Elecamp, foi direcionada aos jovens do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

La Torre participou de palestra sobre Cidadania no Plenário da Câmara de Campinas

A Câmara de Rio Claro foi representada pelo vereador Adriano La Torre (Progressistas) que integrou a Mesa Principal do evento. “Parabenizo o vereador Rossini pelo trabalho aqui desenvolvido”, disse La Torre ao término da palestra. “Abordar temas como a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, Lei Antifumo e do Pancadão que combate a poluição sonora , a Câmara de Campinas presta um serviço à sua comunidade e nos dá mecanismos para reproduzir a ação para adolescentes e jovens de nossa cidade”, acrescenta.

Na palestra, Luiz Rossini destacou a importância de ser exercer a cidadania nos mínimos detalhes. Em sua explanação, no que diz respeito aos deveres, o parlamentar citou fatos que infelizmente ocorrem no cotidiano como pessoas que jogam lixo em vias públicas, estacionam veículos em vagas destinadas a idosos e deficientes, entre outras situações. “No Brasil muito se fala sobre a corrupção cometida por políticos, que a meu ver, deve ser severamente combatida com os culpados devidamente penalizados. Mas, a corrupção é mais abrangente. Qualquer ato de tirar proveito alheio simboliza o oposto dos atos de cidadania que estamos defendendo”, disse Rossini.

Na parte final da palestra, Rossini enfocou os direitos sociais e políticos do cidadão. Com relação aos sociais, o parlamentar citou como direitos a saúde, educação, moradia e segurança itens que são de responsabilidade do Estado. Quanto aos direitos políticos, citou o vereador, o principal deles é o direito de votar e ser votado para os diversos cargos eletivos.

No encerramento, Luiz Rossini, formado em Administração, com especialização em Orçamento e Contabilidade Pública, lembra que o respeito e o cumprimento de ambos contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa e que o exercício pleno da cidadania é condição para o desenvolvimento pessoal e profissional.